segunda-feira, 25 de julho de 2011

Qual será a proveniência deste fenômeno? Será ilusão? Acredito que não, certamente que não.Está certo que aqui onde estou, o silêncio é muito grande e para um bom ouvinte e observador muita coisa pode ser percebida. Se alguém que ler esse texto já teve experiência parecida, por favor compartilhe comigo...





Mistério

As luzes distantes da cidadezinha mais próxima daqui brilham de um brilho límpido,trêmulo, e do ponto em que as avisto assemelham-se a estrelas a brotarem do chão.
Estou aqui, em meio à solidão noturna à espera, como um náufrago espera avistar a luz milagrosa de alguma embarcação que o leve a lugar seguro.
Não há brisa, nem de leve que embale a folha de uma árvore. O silêncio seria sepulcral se o coro dos insetos não invadisse o ar.
Vez ou outra, como já é de costume por aqui, o ronco de um motor na estradazinha sinuosa quebra esta quietude ou muitas vezes o de um avião passando ligeiro piscando suas luzes como que me dizendo adeus.
Sem ter o que fazer à noite, ocupo-me em vasculhar o infinito procurando pelas poucas estrelas visíveis hoje no céu dado às nuvens que o cobrem parcialmente e surge entre elas o brilho do Cruzeiro do sul como que me apontando a direção aonde devo ir.
Por que a escuridão da noite é tão envolvente e misteriosa? Por que ela nos faz sentir seres insignificantes e impotentes ante o Cosmo imensurável?
A noite é demasiado longa nestes locais desertos, a lua cheia hoje não jogou seu disco de ouro no horizonte.
O latido de um cão ou um mugido de gado ecoam além  nas montanhas. As sombras das altas árvores imóveis contribuem para aumentar a solidão no vale.
E aquela estrela a brilhar intensamente? À distância dos seus anos-luz pisca continuamente e parece interagir com meus pensamentos que buscam uma explicação sobre o mistério indesvendável da vida.
Curioso é que repentinamente meus ouvidos são invadidos por um ruído de mil megatons como se uma máquina vinda do alto estivesse a vibrar emitindo ondas sonoras graves.
Atento, procurando a origem deste som, porém não o encontro. Pondero que talvez seja o barulho das turbinas dos aviões ultrassônicos a produzirem um eco nas montanhas além. Desde que aqui cheguei, não é a primeira vez que meus ouvidos, por sinal muito aguçados, perceberam essa vibração que chega a produzir uma sensação de medo, talvez porque ela seja quase inaudível ao ouvido humano causando mais uma sensação de que o cérebro não irá resistir por muito tempo se o ruído persistir.
Será alguma nave espacial futurística que aterrissa, ou alguma experiência com energia atômica ou coisa parecida?
Não alcanço explicações. O silêncio ao redor se faz novamente presente para meu alívio.Volto a perder o olhar na escuridão do infinito até me cansar e me recolher para dormir.