terça-feira, 7 de setembro de 2010

A independência do Brasil

Hesitei muito em escrever no blog no dia de hoje, pois pretendia escrever algo mais "light" (perdoem-me o empréstimo da palavra num dia tão nacional como hoje) porém, ao invés de divagar e filosofar, resolvi desenvolver um texto sobre esta data cívica tão importante para o nosso país.










Somos Independentes?

Queridos amigos, no dia de hoje comemoramos mais um ano de independência da nação portuguesa.Com isso já se vão desde 07 de setembro de 1822, conforme ilustra a pintura de Pedro Américo àcima, cento e oitenta e oito anos, quase dois séculos...
É dever de todo o cidadão que nasce neste solo brasileiro, não apenas conhecer esta data, mas sobretudo ter consciência política do que significa ter independência: em toda a essência do termo é ter autonomia, não depender de outrem, ter livre arbítrio, ter asas e poder voar...
Entretanto, neste aspecto se formos bons observadores e críticos veremos que essa liberdade é restrita, limitada. Não podemos deixar de perceber que no contexto atual, não temos tido até o presente momento, mesmo nos dizendo independentes, essa autonomia política, econômica e cultural que alguns mundos privilegiados possuem.No cenário mundial, podemos contar nos dedos de apenas uma mão quem são essas nações.
As razões disto residem na nossa pouca vontade de sermos nós mesmos, de não procurarmos conhecer, amar e cultuar o que é nosso, valorizando modismos e costumes de fora.Poderíamos ser mais livres se fôssemos mais estudiosos e menos ambiciosos, mais altruístas e menos egoístas e se não cedêssemos facilmente às pressões constantes dos países ditos desenvolvidos que praticamente nos obrigam a assimilar sua cultura e seus costumes.A própria língua nacional se vê a cada segundo agredida e relegada a segundo plano quando é bombardeada por vocábulos invasores que se apossam de um perigoso lugar no nosso vernáculo.
Infelizmente comprovamos que nosssos veículos de comunicação de massa tanto têm contribuído para esta dilapidação e minimização da nossa liberdade, abrindo espaços para que outros povos se apropriem do que é nosso.
Temos um folclore riquíssimo, entretanto uma grande parcela da população o desconhece quando não o menospreza em detrimento de outras culturas, não lhe dando assim a merecida atenção.
Prezados cidadãos, ser nacionalista não significa apenas comemorar datas cívicas! Amar a Pátria não é apenas saber entoar os hinos em dia de festa (embora isto seja muito importante)e sim conhecer  cada vez mais os aspectos de nossas raízes de maneira integral e não apenas um dos aspectos deste Brasil, nosso berço enorme!
Ensinar a nossos filhos, a nossos discípulos e àqueles menos privilegiados que não têm, ou não tiveram condições de se instruir.
Estudar o nosso folclore, entendê-lo e preservá-lo na sua íntegra, sem substituí-lo por outros, é com certeza o passo decisivo para que possamos ter a tão sonhada  liberdade do nosso país, que mesmo após dois séculos de independência apresenta-se ainda como colônia, sem autonomia para decidir seu destino em todos os setores da vida pública.
Pensemos a respeito no dia de hoje!