quarta-feira, 21 de maio de 2014

Boa-noite a todos que participam desse blog, obrigada pela atenção de lerem os textos. Com tantos afazeres diários, quase não sobra tempo para editá-los semanalmente; falta de assunto, certamente, não é. Dia das mães, data maravilhosa para homenagear aqueles seres abnegados que nos deram a vida,  que tanto sofrem e choram torcendo por uma vida inteira para que os filhos sejam bem sucedidos. O maior respeito é merecidamente o melhor pagamento. Obviamente existem aquelas que só recebem o nome, porém nada fazem  e jogam para que o mundo resolva a situação desamparadora daqueles que apenas geraram, contribuindo para o aumento da violência e dos problemas sociais que a cada dia crescem mais. Entretanto, não é sobre esse assunto que passo a escrever nessa noite, há uma questão maior que precisa ser cuidada e debatida atentamente  para que seja banida da face da Terra: a traição.

EVITAR É PRECISO

Tradere é etimologicamente a origem da palavra traição, que em tempos remotos já significou ensinamento, perdendo sua essência para significar perfídia, infidelidade, emboscada.

Os autores de tal ato, apresentam personalidade deformada, uma frouxidão de caráter sem igual, que faz com que o traidor quebre a confiança dos inocentes e sinceros que  ao receberem o duro golpe da infidelidade, conseguem entendê-lo como sinônimo  de pouco amor e ausência de amizade.
Foram muitos os casos ocorrentes no decorrer da história da humanidade, situações vergonhosamente covardes que só trouxeram infortúnio, desamor, morte. Muitos praticam essas vilezas motivados por valores menores como dinheiro, ambição, poder...Nesse caso, não há escrúpulos e as vítimas são de relacionamentos variados: amigos, colegas de trabalho, parentes distantes ou próximos; ninguém é poupado quando cruzamos em nosso caminho com esses seres inferiores e ignóbeis.
Judas Iscariotes, Dalila,Joaquim Silvério dos Reis, Helena de Troia revelaram esse comportamento indesejável em tempos mais remotos causando desgraça ao seu redor e atirando  seus nomes à lama  por toda uma história.
Atualmente, esse fato vem ocorrendo com certa facilidade, uma vez que já não percebemos na maioria da população uma retidão de caráter e o buscar de uma lapidação espiritual  que revele virtudes no ser humano hodierno.Já é comum elegerem-se candidatos que constroem suas plataformas políticas em cima de mentiras e falsas promessas, levando o eleitor a desconfiança, ao ceticismo absoluto e cruel. Casais que não cumprem com sinceridade juramentos feitos em documentos e rituais de matrimônio, desconsiderando a família, entregando-se à libertinagem e a prazeres materiais e efêmeros. Profissionais de má-fé que tentam frequentemente  usurpar de seus companheiros o que foi conseguido com esforço...
Uma  das traições que fogem do comportamento ético é aquele do discípulo ao mestre...Quantas lições preparadas com dedicação e carinho são jogadas às moscas, sem consideração alguma quando aqueles plagiam  textos inteiros de redes sociais ou de livros na tentativa de ludibriar, enganosamente caindo no próprio engodo. Por vezes, trabalhando temas como a traição, cometem esse imperdoável erro, autorrotulando-se perpetuamente como, palavra feia: traidor, corrupto,mau caráter...
Não há nada que se possa fazer para reparar o ato cometido, pois será eternamente perante a pessoa traída, o infiel, o indigno de confiança.
Àqueles que morreram ou se desgraçaram vitimados pela maldade alheia, fica o consolo de serem considerados mártires,  colocando o peso da perfídia na imagem de seus algozes indiretos.
Se fosse possível evitar tal conduta, mil vidas se daria, as últimas palavras do herói da Inconfidência, que não morreu em vão; definitivamente, torna-se necessário cuidar da formação durante a mais tenra idade, e o melhor ensinamento é o exemplo que podemos dar.