quarta-feira, 19 de abril de 2023

Geocentrismo X Heliocentrismo

 

😡😡😡



Não sei se é do conhecimento do leitor que o dia de hoje, além de outras personalidades, é da mesma forma,   dedicado a Nicolau Copérnico, um matemático, astrônomo e também monge. De origem polonesa, nasceu no século XV em 1473, numa era de progressos da navegação na Europa. 

Um verdadeiro cientista, o intelectual formou-se também em Medicina. No entanto, o seu maior destaque deu-se na área de astronomia, uma vez que através de estudos baseados em um observatório rudimentar que construíra em sua casa, pôde concluir que a Terra girava ao redor do Sol, contrariando a Teoria do Geocentrismo defendida pela igreja católica. Escreveu em 1530 e apenas cogitou seus estudos em 1543, no ano de sua morte.

Sua obra denominou-se "Das revoluções dos corpos celestes" e sob a supervisão da Inquisição nesse período, demorou longos trinta anos para ser publicada. Antes disso, o frade Giordano Bruno que tentara revelar seus estudos, foi condenado à morte por contrariar os dogmas da Igreja Católica.

E a ciência travava verdadeira guerra para mostrar teorias e estudos que confrontassem  os ensinamentos da igreja, como o que aconteceu com Galileu Galilei (1564-1642) que ao intentar comprovar a teoria heliocêntrica de Copérnico foi ameaçado de excomunhão e morte, retrocedendo e mesmo assim terminando seus dias em confinamento.

Conforme informações, apenas no século XVIII Isaac Newton consegue divulgar seus estudos sobre o heliocentrismo  e o papa Gregório XVI concorda  e admite o erro da igreja, tirando a censura dessas obras valiosas, pois todas as publicações daquela época passavam pelo crivo do Papa para poderem ser impressas. 

Como podemos entender uma coisa destas? Quantas vidas valorosas, horas de estudo desperdiçados, premiados com censuras e martirizações? A justificativa apoia-se no fato de assumir um erro, perder o poder sobre fiéis e também não conseguir colocar em evidência apenas a Terra e o homem feito à semelhança de Deus como um ser que não era o centro do universo.

Tais fatos revoltantes e incompreensíveis aconteceram e acontecem até hoje pelos mais variados motivos: políticos se os estudos vão contra ideologias do momento; religiosas se contrariam dogmas das instituições; sociais e econômicas se atrapalham o lucro e a ambição desenfreada. Quantas vezes tomamos conhecimento de invenções de medicamentos, ou outros produtos que nem sequer conseguem ganhar a divulgação na mídia por ameaçar grandes grupos.

É triste, mas a história se repete, contra os poderosos, não há quem possa...


pesquisa em: Toda a matéria

wikipedia