quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Verde Tesouro

 E hoje é o dia dela. Uma das coisas mais importantes e belas que a natureza pode nos oferecer: a árvore.


freepick


A natureza é sábia assim como tudo que nela existe. Incrível como encontramos uma árvore em qualquer lugar aonde quer que vamos. Se elas existem nas grandes e pequenas cidades, certamente alguém as plantou e cuidou delas para que pudessem sobreviver e ofertar sua sombra, ar puro, frutos ou flores totalmente livres, sem pagamento algum. Um milagre que muitos não reconhecem e têm a coragem de destruir...

A árvore nos proporciona momentos agradáveis sob o aconchego de suas ramas frondosas, nos oferecem seu tronco forte para que o utilizemos para nossa mobília, meios de transporte fluvial, moradias, combustível fóssil para aquecer muitos lares pobres ou sofisticados, instrumentos musicais e tantas outras coisas...

Hoje nesse 21 de setembro, sabemos que a consciência ambiental quanto a conservação dessa espécie tem deixado muito a desejar apesar de inúmeros projetos e campanhas no sentido de preservá-las e de multiplicá-las para a nossa própria sobrevivência nesse planeta. Parece que a insensibilidade e o desrespeito tomou conta de grande parte dos seres humanos, que praticam atos insanos como queimadas, derrubadas e toda a sorte de agressão contra aquela que só oferece benefícios e conforto à vida.

Que será de nós quando elas não mais existirem para purificar o ar que respiramos, para controlar o tempo, proporcionar as chuvas regulares, a estabilidade do solo, para ofertar o oxigênio que respiramos?

Por experiência própria, já visualizei crianças na mais tenra idade a destruírem, arrancarem abruptamente tenras futuras árvores pela raiz sem que seus progenitores nada dissessem ou orientassem. Que tipo de formação é essa que uma família pode oferecer a seus filhos cuja consequência pode ser o fim da vida humana se essa ação se generalizar?

Estamos falhando em algum aspecto da educação familiar e escolar para que atos como esse aconteçam. É dever de todo o cidadão ficar atento e ensinar às crianças, sejam seus filhos ou não. É uma questão de responsabilidade coletiva conscientizar, orientar, fazer amar a natureza e tudo que faz parte dela.

Guilherme Aniceto em seu poema à árvore diz em sua última estrofe:

"a árvore envelhece

começa muda, mas tem muito a dizer

e diz — ouve quem quer e quem sabe

interpretar da natureza as preces"