sábado, 31 de outubro de 2015


Os dias passam rápido, as noites os acompanham e eis que temos mais um ano que finda...
Mais um finados se aproxima, trazendo-nos muitas lembranças daqueles que já se foram e, que um dia, já fizeram parte da nossa vida. Façamos a eles a devida homenagem.


Por quem as velas se acendem...











Posso dizer agora que me acostumei com a tua ausência nestes longos dezesseis anos que voaram céleres e contribuíram para que deixasse de sofrer pela sua perda.
Hoje, a consciência da falta que fazes, só não admite que haja um substituto para tudo aquilo que foste e representaste em minha vida... As reminiscências povoam minha mente e, por alguns segundos, aproximam-se tão firmemente da realidade como se viajasse numa máquina, quebrando a barreira do tempo e do espaço físico.
Nessa imersão forte no passado, revivo aquele dia de finados no calor insuportável de nossa cidade natal e os preparativos para a ida ao campo santo. Nunca deixaste que faltássemos a esse compromisso de louvar aqueles que nos foram caros.
Todo um preparativo antecedia essa data, vestíamos nossa melhor roupa, nos arrumávamos caprichosamente, não antes, de ouvir durante toda a manhã, a programação de músicas eruditas lentas e tristes que nos enchiam de melancolia e que  preparava nosso espírito, toldando-o de respeito e sobriedade. Enquanto caminhávamos sob o sol escaldante, passava-nos grandes lições de solidariedade e vida dizendo o quanto os mortos deveriam ser venerados e lembrados, por tudo que significaram em nossa existência, por tudo que construíram, ressaltando a necessidade de oração e da tradicional queima de velas que mereciam.
Não, não deixaste que a euforia infantil esquecesse e menosprezasse os que se foram, houve o despertar de toda uma consciência nesse sentido.
Na entrada do cemitério, me lembro como se fosse hoje, fazia questão de primeiramente fazer uma oração ao Doutor Jaime de Oliveira que era o seu guia espiritual. A compenetração e seriedade com que fazias isso, nos deixava comovidos e quietos acompanhando todo aquele ritual.
Muitas vezes, ao nos dispersarmos com outras crianças entre primos e amigos, por um instante, voltávamos ao nosso comportamento infantil, correndo até o cruzeiro e a capelinha dos ossos, de onde sempre alguém ouvia um barulho ou sussurro vindo do além, o que causava debandada geral em gritos e fuga como passarinhos em revoada...
Quantas saudades, dessa época. Já naqueles dias longínquos da infância que agora ecoam em minha mente, o comércio em frente à necrópole municipal era grande e até hoje, ao lembrar, causam-me repulsa e um fundo de nojo: melancias aos borbotões, abertas, exibiam seu escarlate sobre as bancas, convidando à degustação, flores numa festa de cor esbanjavam beleza e viço como forma de compensar todo aquele luto e tristeza. Não tínhamos muitos mortos naquela época: um ou outro primo distante e amigos pouco conhecidos da nossa pequena família. Mas não importava, todos mereciam uma reflexão, e ela vinha em forma de oração...
Hoje, tudo mudou. Crianças muito pouco acompanham seus pais nesse dia de finados. Cemitérios são desrespeitados, violados e roubados em uma amostra da degradação humana que atinge o seu ponto mais vil e rebaixante. Muitas pessoas visitam os túmulos, impacientes e apressadas numa obrigação pouco prazerosa e muito forçada. Não ouvimos mais nos rádios e meios de comunicação de massa uma programação como a daqueles tempos, dedicada exclusivamente aos mortos.
Querido pai, de onde quer que estiveres, creio que devas estar decepcionado com o rumo que as coisas tomaram ultimamente. Entretanto, creia: a semente que lançaste, germinou. Saibas que o respeito e a consideração por todos aqueles que se foram e que tão bem me ensinastes a cultivar, vingou.
E hoje, estranhamente, venho aos pés de sua lápide, humilde e sóbria depositar o meu amor em forma de flores singelas. Nesse momento, sinto que as grandes árvores que  balançam suas ramagens com a brisa parecem sentir o meu pesar. A melodia grave que mentalizo é a mais completa prece que precede minhas palavras. As velas que acendo e que teimam em se apagar com o vento que varre os espaços entre as tumbas, acabam por vencer e permanecem em lume, unidas e fortes no propósito de homenagear aquele, que no meu coração é o mais ilustre faltante, cujo corpo descansa em paz na quieta e pequena necrópole.


sexta-feira, 30 de outubro de 2015


Boa-noite a todos os leitores. A prova do ENEM 2015 foi uma surpresa para muitos professores e falo aqui, daqueles mestres que têm consciência da verdadeira condição em que se encontram os alunos das escolas públicas do nosso país e não daqueles que vivem num mundo de utopia. Afinal quem precisa de ajuda para ingressar no ensino superior são esses discípulos, ou não?



A surpresa do ENEM


Ninguém poderia supor que o Exame Nacional do Ensino Médio, neste ano de 2015, seria tão surpreendente.
Pouco condizente com o tema eixo dos cadernos de aluno da Secretaria da Educação e dos livros didáticos adotados nas escolas, antes de tudo, torna-se visível na elaboração das provas, a construção de enunciados complexos, de significados ambíguos para aquela clientela,  cujas alternativas os confundem na sua escolha. Percebe-se, obviamente, uma intenção de caráter eliminatório nestas Avaliações e a oportunidade ínfima de sucesso que elas proporcionam perante o quadro que se apresenta no ambiente escolar, heterogêneo, provindo de constantes promoções continuadas, recuperações e alinhamentos, fatos que não permitem uma extrapolação de conteúdos a tão alto nível.
A grande quantidade de conteúdos da área, sobretudo de informação sobre literatura, estéticas literárias e detalhamento das características de cada escola literária e a pouca disposição do aluno à leitura de textos formais no Ensino Médio e Fundamental, são fatores que o predispõe ao não entendimento de textos e sua respectiva compreensão da prova do ENEM, dado ao excesso deste tipo de atividade naquela avaliação, que leva o aluno à exaustão e a desmotivação.  
Muitos mestres consideraram a prova de caráter mediano e até mesmo fácil, entretanto, tal parecer não condiz com os resultados obtidos pelos discentes; ao que parece, em algumas escolas, excelentes alunos não conseguiram acertar nem a metade das questões oferecidas, fato que se contradiz  essas afirmações.
A prova de linguagens e códigos, cuja crítica é o alvo deste texto, ofereceu para interpretação excertos demasiadamente curtos, pouco significativos e desinteressantes, até cansativos à faixa etária a que se destinava, quando não eram excessivamente longos, não estabelecendo, de uma maneira geral, relação ao mundo juvenil e a seus interesses, mais se assemelhando a uma avaliação para especialistas e não para alunos de escola pública cujos resultados de aproveitamento encontram-se segundo o SARESP e demais avaliações externas dentro do básico, quando o Exame Nacional do Ensino Médio cobrou extrapolação a um nível avançado para a clientela alvo.
No que diz respeito à aparência, a prova equipara-se a do Ensino Técnico, costumeira nas ETECs responsável pela unificação das diversas áreas do conhecimento sem segmentá-las, fato que não possibilita a delimitação das disciplinas da área, fato que se apresenta de acordo com os parâmetros e guias curriculares.
Quanto ao tema de redação proposto, revelou-se como assunto já exaustivamente debatido não instigando ou provocando a vontade de escrever sobre algo mais moderno ou atual como se esperava que fosse; nesse aspecto, o assunto cobrado na prova em detrimento de assuntos importantíssimos e mais atuais com que o jovem se depara em seu cotidiano,  não esperou dele uma postura de criação mais próxima do seu universo e faixa etária.
Em uma análise geral dessa área, a avaliação deixou muito a desejar, sobretudo no sentido de instigar à leitura dos textos e a evitar o tão conhecido “chute” que, na verdade deve ter ocorrido. Se o jogador for bom...