sábado, 3 de agosto de 2013

Continuando a explanação sobre o nada admirado jeitinho brasileiro, chegou a vez de comentar o descaso e por que não dizer desprezo que os mais jovens demonstram na convivência diária para com aqueles que trabalharam toda uma vida sem receber um tratamento justo...





Respeitar é um ato de amor e humanidade


Se há um tipo de preconceito nada velado é aquele contra os mais velhos,  cujas marcas do tempo estão presentes na aparência física e psicológica.
Quase não se comenta, nem se tenta um olhar para esse aspecto tão repugnante presente no comportamento de muitos jovens que fazem parte da sociedade brasileira.
Todos têm conhecimento que em todos as nações esse fato ocorre, até mesmo em países orientais onde antes os idosos eram enaltecidos e considerados, hoje nada mais valem, são jogados em asilos e casas de repouso, abandonados como objetos sem utilidade.
Há uma cultura, principalmente no Brasil, de valorizar o aspecto físico, a beleza apenas, não há admiração alguma pela pessoa, pelo que ela significa como ser vivente do mesmo planeta, e o mais incompreensível é o fato de que todos um dia envelhecerão, se não morrerem antes...
As mudanças que acompanham o desenvolvimento tecnológico, indumentária, linguagem parecem constituir as causas desse distanciamento entre as novas gerações que não têm na sua formação moral a aprendizagem do respeito e consideração que se deve dedicar aos mais velhos.
No vocabulário antigo, provérbios, expressões populares ou gírias não são compreendidos, nem sequer ouvidos trazendo a solidão e o isolamento que leva seres que dedicaram toda uma vida a filhos e netos a viver de lembranças do passado sem participar de um diálogo, ou receber um carinho.
São rotulados de caducos, loucos, gagás e outros termos pejorativos que conseguem produzir cidadãos imersos em profunda tristeza e vazio assustador; conseguem gerar pessoas depressivas que aguardam ansiosamente a chegada da morte para aliviar suas vidas sem sentido.
O que custaria alguns minutos de delicadeza, atenção, generosidade? Perda de alguns diálogos fúteis nos facebooks da vida, festas regadas a drogas, álcool e sexo que levarão à ruína, ou ainda ausência de intermináveis  diálogos com estranhos nos sites de relacionamento? Quando não, perda de passeios artificiais em shoppings na tentativa de gastos infinitos com futilidades...
Há aqueles que se envergonham dos seus velhos, não saindo com eles e não convidando amigos que, poderão não os admirarem por terem em casa, com o perdão da palavra:"lixo humano". Quanta mesquinhez!
Melhor idade! que bordão mais hipócrita para designar uma triste fase da vida, onde não há o respeito do poder público que remunera com um salário indigno que acaba mais rápido do que pingo de chuva em terra árida!
Melhor idade. Sem respeito dos familiares, e assistência médica que deixa muito a desejar...
Melhor idade...Nas mãos de cuidadores frios,  muitas vezes indiferentes e até cruéis... 
Na sociedade atual existem vários estatutos para garantir direitos de grupos minoritários, e, apesar disso constatamos que não há grande preocupação no sentido de cumprir os direitos dos idosos.
Engraçado , nunca se falou tanto em solidariedade, em ajuda mútua em convivência social sadia, entretanto na prática, nunca se desprezou tanto, sobretudo jamais se ignorou tanto.
Problema de difícil solução, não será resolvido por ensinamentos religiosos,  e falsos discursos, só poderá ser resolvido no dia em que o amor ocupar o lugar principal no coração dos homens!