sexta-feira, 7 de julho de 2023

Inigualáveis tesouros esquecidos...

 


𝄞

Ernesto Nazareth foi um compositor para ninguém botar defeito. Valorizam-se muito os compositores estrangeiros, entretanto, temos um verdadeiro tesouro praticamente esquecido pela população brasileira, mal informada e mal formada musicalmente em sua grande maioria. Quem não amará os chorinhos maravilhosos como Odeon, Brejeiro, Escorregando, Apanhei-te cavaquinho, entre muitos outros, ou então suas valsas maravilhosas como Coração que sente que  o fez considerado o Chopin brasileiro, pela qualidade inegável de suas valsas e que marcou seu nome na história da música erudita brasileira? 

Nasceu no Rio de Janeiro em 1863, um período áureo da história daquela cidade no campo musical pela formação aprimorada que seus estudantes recebiam. Toda a sociedade desfrutava de música erudita, casas de música, onde o próprio Nazareth tocava ao piano para introduzir novas composições no mercado. Os cinemas da época durante os intervalos exibia ao público música desse gênero. Quanta mudança dos tempos atuais... Exemplificando as formações musicais educativas com o próprio compositor, sua mãe nos mais tenros anos de sua vida ensinou-lhe o piano, dando-lhe as primeiras noções e apresentando-lhe Frederic Chopin, compositor responsável pelo amor que adquiriu pela área.

Contudo, quando tinha  apenas onze anos, perdeu sua mãe e tempos mais tarde, foi estudar piano com um famoso professor de New Orleans, amigo próximo do maravilhoso  Gottschalk (compositor americano autor da Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro, dedicado a condessa d'Eu). 

Viveu intensamente dividido entre as salas de concerto e elaboração de composições   até o momento em que foi acometido por séria moléstia que o levaria à demência e à morte aos setenta anos em 1934.

Não importa as condições em que chegou ao final de sua existência, o que mais tem valor são suas magníficas composições que escreveram seu nome na história da música brasileira e que deveriam ser o orgulho de toda a nação, que infelizmente não oferta uma formação completa a seu povo.

Ernesto Nazareth cumpriu com beleza incomparável a sua missão na Terra!


Algumas composições do autor:

Turuna, Está chumbado entre outros tangos brasileiros

Corbeille de fleurs (gavota)

Expansiva, Turbilhão de beijos (valsas)

Ao todo, são 211 composições do autor.

Site de pesquisa

Wikipedia.org.wiki/Ernesto_Nazareth