domingo, 9 de abril de 2023

Oração de Páscoa




freepick





 Hoje se comemora uma festa tradicional de fundo religioso, o que para a inocência infantil se resume a um dos mais doces presentes: o ovo de chocolate. Mas apesar dessa cultura milenar, vem a pergunta: por que Páscoa? 

Segundo informações colhidas de sites da internet, a palavra provém do hebraico pessach significando passagem. Da mesma forma, para o povo judeu, representa a sofrida travessia do Mar Vermelho por Moisés e seu povo com o propósito de fuga do jugo egípcio em busca de liberdade em uma Terra Prometida. Para os cristãos praticantes com formação católica, principalmente, a data é celebrada como a ressurreição de Cristo, a passagem da funérea morte à vida eterna.

Falando um pouco mais dessas heranças histórico-culturais,  nos esbarramos na crença dos romanos que nos aproxima mais do hábito de presentear com ovos de chocolate àqueles que nos são caros. Conforme pesquisamos, tomamos conhecimento de que aquele povo acreditava ser a Terra de formato oval, cujo nascimento seria proveniente segundo eles, de um ovo que perdera a casca (o que não nos surpreende, uma vez que a questão da forma da Terra é até hoje fruto de questões controversas e motivo de discórdia entre muitos cientistas). Mas voltando aos romanos, nesta data, costumavam presentear com ovos de galinha coloridos.

 Há ainda outras simbologias envolvidas, a maioria delas de caráter sacro como aquela de que Maria Madalena ao visitar o sepulcro de Cristo, encontrara-o aberto e um coelho seria encontrado ali como prova de ser a primeira testemunha da ressurreição,  tornando-se assim o símbolo da Páscoa. E por último, deposita-se no ovo a simbologia de vida, de seu nascimento.

Verificamos assim, que a palavra páscoa traz vários significados em sua essência, ficando condicionada à crença de diversas culturas e etnias. 

Voltando a ideia mais doce, dos presentes de chocolate, vemos um casamento perfeito entre a inocência infantil desprovida de maldade e malícia que espera ansiosamente pela agradável surpresa e o comércio massivo, a concorrência selvagem no mercado capitalista pela sobrevivência e lucro no mundo em que vivemos hoje. 

Do mesmo modo, não podemos nos esquecer da ausência deste hábito em muitos lares pela dificuldade financeira, o que deve ser motivo de  preocupação para todos nós. 

Nesse ponto, apenas para ilustrar como esse presente marca a existência infantil, recordo-me com fidelidade de um grande ovo de Páscoa que ganhei de minha saudosa avó, Carlita, por volta dos meus sete ou oito anos, fato que me deixou encantada  ao recebê-lo: envolvido caprichosamente em papel chumbo prateado, celofane incolor e decorado com um grande laço verde-bandeira. E o sabor então! Verdadeiro chocolate, sem traços da industrialização moderna, a pureza do cacau que esquentava os lábios em contato com ele! Coisas e sabores do passado  que jamais voltarão. Para nossas crianças, não há parâmetros felizmente, e o que conhecem é o que amam.

Entretanto, para mim, a Páscoa se resume além dos sabores, em confraternização sem preço daqueles  que amo e por isso não canso de agradecer a oportunidade de mais um ano de vida junto deles. Embora não conseguindo reunir todos aqueles que desejamos, temos a alegria de nos sentar em uma mesa junto dos filhos, netos, familiares, compartilhando um almoço feliz com a doçura dos chocolates e mimos tão essenciais para as crianças. 

Desejando a harmonia e a confraternização familiar, pois a data é uma comemoração da família, peço a Deus que una  e abençoe essa instituição, evitando sua desintegração que é cada vez mais comum na sociedade hodierna, e que, da mesma forma, afaste a violência entre casais, proporcionando uma Páscoa com chocolate para todas as crianças independentemente de sua classe social, essa é a minha oração e espero que a de todos.




Pesquisa histórica em:

www.google.com

www.bbc.com/portugese/geral43577512

sindeducacao.org