quinta-feira, 11 de maio de 2023

Fama e poder

 







É simplesmente inacreditável o poder que uma celebridade tem! Enquanto milhares de pessoas comuns, se matam para ganhar evidência, destaque, visibilidade nas plataformas e meios digitais e até em seu campo profissional, basta que um famoso diga "oi" para que receba em segundos, bilhões de likes e subscrições.

Atualmente, a qualidade dos conteúdos não é mais levada em conta, alguém acabou de afirmar, o que vale mais é a manchete e quem está envolvido no conteúdo divulgado. Ainda reforçando esse tema, verificamos diuturnamente com uma certa tristeza que o cidadão vale pelo nome que carrega, não por suas virtudes, cultura, conhecimento. Se tem o poder da mídia a suportá-lo está feito, do contrário, morrerá na obscuridade.

Fato revoltante, porém causado pelo próprio povo, essa massa incontrolável que segue a corrente, que rema a favor de pessoas privilegiadas pela própria sorte e pelo poder do dinheiro e da influência que conseguem com a maior facilidade. São coisas inevitáveis que jamais conseguiremos mudar um dia. Parece que o ser humano tem o prazer de valorizar o supérfluo, o fútil em detrimento do que realmente importa.

Não contam localização geográfica, tamanho de cidade, nível sócio-cultural etc. Quem não se recorda daqueles que sempre adoram perguntar: de que família você vem? E oferecem um semblante de admiração quando a resposta vem de encontro à tradição de posição ilustre, geralmente, obtida pelo poder econômico que envolve o nome, ou melhor dizendo, o sobrenome daquela pessoa. É algo mesquinho, que traz um traço de violência envolvida no processo, Que culpa tem o pobre cidadão de não pertencer a estirpes nobres, não ter nascido em berço de ouro, ou descender de famílias poderosas em uma sociedade?

Assim conjeturando, verificamos que pequenas e grandes cidades apresentam seus personagens principais glorificados de geração em geração e os secundários que dificilmente galgarão o limite da indiferença e da escuridão. Muitos acreditam que textos como esse são próprios de pessoas de baixa autoestima,  complexadas e fracas, entretanto não é o que ocorre, sabemos de antemão das dificuldades que muitos tiveram e têm para chegar ao limiar da fama e do sucesso, felizes aqueles que o conseguem! Seja no campo profissional, artístico ou espiritual.

Quantos seres nascem e morrem no anonimato, sem que ninguém se lembre deles...Mas um famoso é lembrado nas duas ocasiões e como o são! A endeusação é tão maciça que incomoda quando as mídias televisivas, jornalísticas e digitais, o divulgam até nos momentos finais a cada segundo, sem trégua , levando à loucura se não nos livramos de tal praga, desligando as telas e fechando os olhos a essas informações intermináveis. Só lembrando, que todos os que morrem se tornam santos intocáveis a  despeito de toda a canalhice que tenham apresentado, e tudo com o apoio total da grande massa.

É preciso mudança, ter olhos para todos e não a grupinhos privilegiados laureados simplesmente quando abrem a boca para pronunciar seus nomes! 

E esse tal poder como foi obtido? Conta a história que desde os primórdios aqueles que gritaram, se impuseram pela força  obtiveram admiração e controle sobre os outros  . Há aqueles casos mais raros que fizeram seu nome pela honra e pelo legado que deixaram à humanidade.

Uma coisa é certa, isso precisa ser alterado!