quarta-feira, 12 de março de 2014



Valsas de Strauss...




Hoje faz 15 anos... Começo a sentir o peso da distância que nos separa... Verifico com tristeza que muito tempo já passou. Mas como te esquecer? Desde o início da manhã de hoje me vieram à mente os fatos que sucederam na sua separação eterna da nossa vida terrena.
Porém, ficaram as lindas passagens que partilhamos juntos na caminhada familiar.Um fato que para mim foi marcante na infância e que  até hoje me causa admiração foi o seu contato com a música erudita. Tanto gostavas, que vivias assobiando todas as valsas de Strauss e conhecia todas elas, era só pedir e prontamente atendia nosso desejo. Uma delas, em especial, que posso ouvir acionando o painel acima do blog, é a Valsa dos Patinadores. E não apenas as reproduzia como depois ias ilustrando com belas e minuciosas descrições o que a música representava através dos sons melodiosos da orquestra, principalmente o solo dos violinos que nos envolvia transmitindo as mais nobres sensações. Conseguistes o máximo para alguém que nunca teve a oportunidade de receber uma educação musical: ouviste com o ouvido atento e  que poucos têm todas as melodias  maravilhosas e acabou trabalhando numa emissora de rádio em Araçatuba, a rádio Cultura, onde como locutor, teve a sensibilidade de dirigir um programa que só incluía músicas clássicas para apresentação. Em casa, olhos brilhantes, coração emocionado, ouvia a sua amável voz anunciando as melodias que se sucediam noite adentro até quando o sono infantil me invadia.Caro pai, isso para nós foi precioso, foi lapidação da alma, bálsamo espiritual, o despertar do gosto pelo que é bom.Nos ensinaste somente o bem enquanto tantos pais nada passam de gratificante a seus filhos preferindo embriagar-se de prazeres mundanos. E nunca tivestes dinheiro que nos pudesse saturar de futilidades ou presentes supérfluos, no entanto, ao contrário das crianças de hoje nunca deles senti falta porque havia o amor como a base de tudo que alimentava, saciava e nos mantinha  felizes.
Hoje, já não sou nenhuma criança, as marcas do tempo já são presentes em meu corpo e sou capaz de entender o sacrifício hercúleo que fizestes para nos manter e humildemente venho agradecer nesse texto que escrevo comovida.
Valsa dos Patinadores, Rosas do Sul, Vozes da Primavera. Valsa do Imperador, Vida de Artista e tantas outras que hoje, graças a seu sacrifício consigo interpretar ao piano...
Cada vez mais, infelizmente, te sinto mais longe na imensidão do Cosmo infinito...Mas a lembrança fica viva como uma chama a iluminar os meus trilhados caminhos.Para ti, vislumbro como nas magníficas músicas que para nós assobiavas os lugares mais fantásticos e coloridos nas glórias da eternidade!!!Descanse em paz!