segunda-feira, 13 de setembro de 2010





BLUE STAR



Foi na década dos 60. Tristes anos  aqueles, a alegria da infância perdida em constantes idas a médicos, na persistente luta contra a doença.Sem a doçura dos chocolates, privação incompreendida para uma criança que no desabrochar da vida já aprendia a conviver com a frustração da não- euforia, tão comum a todos dessa faixa etária.

O mal estar, a cabeça sempre atormentada pelo efeito dos medicamentos, as crises constantes, a casa triste, os pais sempre cabisbaixos por não verem na filha a saúde tão peculiar à idade.

Quando saía, sempre acompanhada, o medo da crise podendo ocorrer a qualquer momento. O preconceito das pessoas. O rotulamento: doida, maluca.Qualquer variação do comportamento e a frase sussurrada pelos cantos: ‘É o problema de saúde que ela tem.’Coitada!

Cansada, num belo anoitecer, ao fitar o azul infinito do céu interiorano onde uma estrela de brilho azulado luzia, perguntou ao pai com uma vozinha curiosa:

-Quando  vou ficar boa? Quando vou poder comer chocolate?

Nesta hora em um rádio, ouviam-se os sons de guitarra da melodia Blue Star que invadia todo o seu ser e a deixava ainda mais melancólica.Aliás, seu temperamento triste contrastava com o das outras crianças.Sensível, chorava com a maior facilidade.

Respirando fundo, o pai, que talvez soubesse ou não quando isso aconteceria, e se aconteceria, procurou recompor-se para responder com voz sumida onde não se conseguia disfarçar a dor:

-Logo, logo. Sabe aqueles chocolates que ganhei no sorteio e que estão naquela caixa de presentes? Então, são para você! Estou guardando-os para você, meu bem!

-Mas já faz tanto tempo que estou doente e não fico boa nunca! Não paro de tomar remédio e estou sempre com uma coisa ruim na cabeça, acho que não vou sarar nunca!

-Que isso, filhinha. Não diga isso. Sabe, o doutor falou...
Não conseguiu controlar a emoção e dos olhos brilhantes daquele jovem pai, brotaram lágrimas sinceras.
-Mas...você está chorando?
-Não...Foi um cisco que caiu no meu olho...Como arde!
Duas lágrimas já rolavam pelo rostinho sardento. E outras mais rolavam inconsoláveis. O pai tentando alegrar, mudar de assunto:

-Veja! Aquela linda estrela azul, lá no alto do céu! Você já tinha visto alguma tão linda como ela?

-Vamos contar as estrelas?

............................................................................................................................................

E foi um incontável contar de estrelas. Mas até hoje, após muitos anos, a estrela azul nunca foi esquecida...

5 comentários:

  1. Olá Cristina,
    Nem sabe a sorte que tem em ter ainda a sua mãe viva e com saúde. Eu vivia em eterna guerra com a minha mãe, desde pequenita, mas quando ela morreu fiquei com tantas saudades dela, que a única forma de aguentar a tristeza era contar os anos que faltavam para o ano 2000. Ela acreditava que o mundo ia acabar nesse ano,e eu queria muito ir ter com ela. Afinal o mundo não acabou e vou ter que esperar mais um pouco.
    Gostei muito de ler o seu lindo texto. É muito bonito e triste. O problema que a Cristina tinha passou de vez? Como fez para passar? O seu pai ainda estava por cá quando a Cristina ficou boa? Como eram as suas alterações de comportamento? Eu bem sei o poder que têm os comentários maldosos das pessoas, quando vêm alguma coisa que não percebem!
    A minha Fátinha anda numa escola de ensino regular, as ditas escolas normais, mas está inserida numa sala de aula própria para o autismo. Tem professoras de ensino especial e várias terapeutas que trabalham em parceria com as professoras normais. Ela não consegue fazer nada daquilo que os outros meninos fazem na escola. Não lê, não escreve, não faz contas. Pinta alguns desenhos, faz jogos simples e puzzles simples também. Mas nada disso importa realmente quando comparado com o grande problema dela que é o comportamento. Ela pode gritar, berrar e chorar, durante horas, sem motivo aparente. Morde os dedos até fazer sangue, dá palmadas na própria cara, salta, pula, enfim!... Mas é um amor de criança, dá beijinhos, abraços, é amiga e amorosa. Fala muito, é muito alegre e meiga. A Cristina nem imagina todas as coisas boas que me aconteceram por causa da minha filha, todas as pessoas maravilhosas que conheci! È como se ela fosse o meu anjo da guarda. Eu lutei muito para que ela conseguisse ficar numa sala de aulas normal, com meninos normais, mas tive que desistir. Os outros meninos não conseguiam aprender, as professoras andavam sempre furiosas, as outras mães não paravam de fazer queixas. Foi muito triste, porque ela coitadinha gostava muito dos amiguinhos, e não percebia porque é que ninguém a queria. Mas depois Deus ajudou-nos e encontrámos para ela esta escola maravilhosa. A escola dela começou hoje. Ela anda no 6º ano. As férias grandes cá em Portugal começam em fins de Junho e duram até meios de Setembro.
    Pesquisei coisas sobre a sua filha no google. Ela dança espectacularmente bem! E é linda! E há montes de informação sobre ela! Sem dúvida que é uma verdadeira artista. Que bom para vocês todos, deve ser uma alegria a gente conseguir vencer e fazer o que mais gosta ao mesmo tempo! Eu não percebo nada de dança, mas parece-me que é uma menina muito talentosa, parabéns.
    Não sei se a Cristina conseguirá encontrar o meu email, mas caso não consiga é o seguinte: mariav.dossantos@sapo.pt, pode mandar o que quiser por lá. Eu vejo quase todos os dias. Depois também lhe posso mandar umas fotos nossas cá de casa, para nos ficar a conhecer melhor.
    Também tenho que escrever qualquer coisita no meu blogue. Um dia destes há-de ser.
    Agora vou à minha vida. Tenho um montão de roupa para apanhar e arrumar. Beijinhos,
    Glória

    ResponderExcluir
  2. Olá Cristina,
    Recebi as suas fotos. Obrigada. A sua filha está linda a dançar! E a Cristina e a sua cunhada também estão muito bem! A sua cunhada viveu cá nos anos 60, eu e a minha família só para cá viemos em finais dos anos 70. A revolução aqui foi em 1974, e houve muitas pessoas que começaram logo a fugir de África para aqui, mas o meu pai foi dos últimos a vir. Ele acreditou até ao fim, que ainda ia ser possível ficarmos em Moçambique.
    Fico muito triste ao saber o que aconteceu ao seu pai. Há pessoas muito irresponsáveis a conduzir na estrada, sem consciência nenhuma de que estão a pôr a sua vida e a dos outros em jogo. Nos primeiros anos depois de tirar a minha carta de condução tinha muito medo de conduzir, era um sofrimento para pegar no carro, mas depois lá me fui habituando e hoje já conduzo sem problemas. Mas vê-se cada situação na estrada, que sinceramente não percebo como é que não há ainda mais acidentes a toda a hora. Só pode ser Deus a tomar conta desta gente toda! Mas pior ainda foi apanhar hepatite C na transfusão de sangue! Quer dizer, uma pessoa vai para se curar, e não só não se cura como ainda fica pior e morre. Cá em Portugal, também acontecem de vez em quando, muitos erros médicos graves e pessoas morrem devido a descuidos ou negligência médica. Mas depois eles encobrem-se uns aos outros e tudo fica assim na mesma. Enfim!
    A depressão e uma coisa muito séria. Eu acho assustador que duas pessoas olhem para uma mesma situação de vida, e que uma veja as coisas sorridentes e positivas e a outra veja tudo negro e irremediável. Graças a Deus que a Cristina venceu isso tudo e fez a sua vida da melhor maneira. Ao fim e ao cabo, também aprendemos muito com as nossas tristezas, não é? E os maus momentos, ensinam-nos a valorizar mais os bons, e a apreciar de forma mais intensa coisas que para as outras pessoas não têm valor nenhum.
    Vou tentar mandar-lhe umas fotos nossas, mas não prometo nada de geito. É a primeira vez que mando fotos sem o meu filho a ajudar. Ele já começou a escola e só vem quase à noite. Vou-me arriscar e logo se vê. Depois a Cristina logo me diz se recebeu bem, ou não. Eu sou um bocado azelha nos computadores, e depois estou habituada a ter sempre ajudante.
    Bem, beijinhos e lá vou eu para o email.
    Glória

    ResponderExcluir
  3. AMIGA BLOGUEIRA,

    EU ESTOU IMPACTADO E EMOCIONADO COM SUA POSTAGEM, CARAMBA, ESTOU COM A VOZ MEIO EMBARGADA, FALANDO COMIGO MESMO.

    EU VIVO COM MINHA MÃE, TEM 80 ANOS, E ESTÁ ACABANDO DE SAIR DE UMA CRISE DE ANUREXIA NERVOSA E BULIMIA DE ORÍGEM NERVOSA, UMA MULHER DE 65 KGS, FICOU DE UMA HORA PARA OUTRA, COM POUCO MAIS DE 40, MAS, AGORA BELEZA.

    TENHO UMA VIDA TODA DE LEMBRANÇAS BOAS, QUERIDAS E MUITO SAUDOSAS ORIGINADAS DO AMOR QUE DELA RECEBI.

    UM GRANDE ABRAÇO PARA TI.

    UM ÓTIMO DIA.

    FÁBIO LUÍS STOER

    ResponderExcluir
  4. Olá Cristina, boa tarde
    Já tinha um grande bocado do meu comentário escrito, quando desapareceu tudo, não sei bem porquê. Devo ter carregado nalguma tecla por engano.
    Ainda bem que gostou do meu texto. Fico muito feliz com os seus comentários simpáticos e incentivadores. As minhas professoras de português sempre me disseram que tinha algum geito para escrever. Mas leio tanta coisa bonita, assim como os textos que a Cristina escreve, que fico um pouco na dúvida...
    Eu calculei que a Cristina fosse a da direita, na foto que me mandou. Tive um palpite. Que bom que as minhas fotos chegaram aí bem. Obrigada pelas suas lindas palavras a nosso respeito. O meu filho é muito engraçado. Sempre que quero enviar uma foto dele a alguém, tenho que procurar e procurar. Porque ele fica sempre com um ar muito sério, com "cara de enterro", como eu digo. Depois quanto mais eu o mando sorrir, mais ele põe cara séria. O meu marido então é ao contrário. Fica sempre a fazer caretas ou outros disparates que tais. Então tenho o mesmo trabalho com as fotos dele. Enfim!
    Hoje estou cansada da cabeça! Tive que fazer umas actualizações nos abonos de família, que são um subsidio que a segurança social paga ás famílias com filhos menores de idade. Então as actualizações têm forçosamente que ser feitas através da Internet, com chaves secretas e todo o género de trapalhadas. Chega a ser ridículo, porque Portugal é um país ainda com tantos analfabetos, tanta ignorância e no entanto, obrigam as pessoas a ter computador, internet e conhecimentos informáticos para preencher um mísero impresso. Uf! Que disparate! Faz-me sempre confusão esta necessidade que os nossos governantes têm de tentar mascarar a realidade com coisas superficiais que no fundo não têm interesse nenhum.
    Bem, beijinhos. Está quase na hora de ir buscar a minha filhota à carrinha da escola.
    Glória

    ResponderExcluir
  5. OI CRIS,

    TUDO BEM CONTIGO?

    TENHO DUAS COISAS PARA TE FALAR:
    UMA É QUE HOJE EM DIA, EXISTEM CÁPSULAS DE ÓLEO DE FÍGADO DE BACALHAU, EU FIQUEI FELIZ EM SABER, POR TER UM TRAUMA DO CHEIRO E DO GOSTO DAQUILO.........RS
    SEGUNDO, EU QUERIA SABER ONDE VOCÊ ENCONTROU A FOTO DESTE CÉU ESTRELADO QUE VOCÊ POSTOU, É LINDO, E EU QUERIA SABER SE VOCÊ CONHECE UM BANCO DE FOTOS LEGAL E CONFIÁVEL, PARA QUE A GENTE POSSA COLOCAR EM NOSSAS POSTAGENS.

    OBRIGADO PELA SUA ATNEÇÃO.

    ABRAÇO

    FÁBIO LUÍS STOER

    ResponderExcluir

Será um imenso prazer poder compartilhar a sua gentil opinião sobre o assunto tratado. É através da discussão saudável que a real democracia e liberdade de pensamento podem ser concretizadas.