terça-feira, 1 de outubro de 2013

ÉTICA

Bom-dia, amigos, depois de alguns dias sem postagens graças ao nosso bom sistema de gerenciamento de empresas de comunicações, volto novamente à rotina dos textos tão imprescindíveis a nossa vida, atualmente tão conturbada e complicada. O tema de hoje é polêmico e um tanto difícil de ser compreendido num momento em que o cidadão não conhece mais seus limites...



A ética  no século XXI


Se buscarmos informações sobre o significado deste vocábulo, certamente encontraremos com facilidade em dicionários e enciclopédias e num rápido clicar saberemos que a palavra provém do grego ethos (modo de ser, caráter), é um ramo da filosofia cuja finalidade é estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade, basicamente na questão de relacionamento.
Se analisarmos criteriosamente, teremos a sensação de que tal atitude tão indispensável ao convívio social parece ser inata ao ser humano, nasce-se com esta tendência de personalidade. Entretanto, o caráter do indivíduo forma-se ao longo do seu desenvolvimento psicossocial e é construído no próprio lar, adicionando-se a este a base cultural e educacional onde uma grande dose de autoavaliação crítica faz-se necessária para o desenvolvimento saudável de nossa personalidade. 
Tantos comentários são tecidos em torno da ética, principalmente nas profissões, onde o cuidado com atitudes deve ser redobrado para que o espaço de outro profissional não seja esmiuçado, ocupado violentamente,  o que se caracterizaria por uma invasão de privacidade.
Parece que atualmente está cada vez mais distante esse comportamento ideal no campo do trabalho; aliás, muitos indivíduos nem sequer sabem o que essa palavra pode significar e a dimensão e importância desse comportamento sem o qual a convivência diária torna-se insuportável e por que não dizer, insustentável.
São pessoas sem qualquer noção de limites, altamente presunçosas e egoístas visto que julgam-se melhores que os outros o que lhes dá o direito de vasculhar a atuação do parceiro, criticando, destruindo seu trabalho, nunca observando os aspectos positivos, pois a intenção é realmente derrubar, desmoronar todo um caminho construído ao longo do tempo.
A questão é: o antiético não realiza seu trabalho condignamente, deixando muitas lacunas a completar uma vez que perde a maior parte do seu tempo adentrando sem permissão nos limites de outrem e nesse afã, deixa de seguir sua missão, de esmerar-se, pois não há a dedicação ao próprio trabalho, principal fator  que proporciona a eficiência e excelência tão difíceis de alcançar ao longo dos anos.
A ética é fundamental em todos os setores da nossa vida, na família, no trabalho, no relacionamento amoroso e, principalmente nas questões políticas. Muitos países antiéticos provocam guerras e destruição com essa atitude, demolindo toda uma história de vida e talvez da humanidade em geral.
  Esse valor tão precioso será o fator preponderante para o sucesso social, sem ele, teremos a convicção de que temos entre nós espiões, bisbilhoteiros, pessoas sem seriedade dos quais temos que nos afastar urgentemente sob pena de vermos toda uma carreira transformada em maledicências e incoerências sem propósito algum.
Dessa forma, cabem aqui as adaptações a  velhos ditados: "Fujamos dos antiéticos como o demônio foge da cruz" ou ainda "Sai de retro Satanás!" pois uma vez que a personalidade foi formada ou "deformada" não há mais como mudá-la.