quarta-feira, 3 de maio de 2023

Inteligência que destrói

 Revendo as datas comemorativas, fiquei sabendo de que o dia 3 de maio é dedicado ao pau-brasil...





Flores do pau-brasil https://iloveflores.com/pau-brasil/




Se mencionamos hoje a uma criança o nome dessa árvore tão importante historicamente ligada ao nome do nosso país, provavelmente ela não saberá reconhecer uma espécie tão distante no tempo e também no espaço, pois todos sabemos sobre a devastação da mata Atlântica ao longo dos anos  e o interesse monetário que a envolveram, acabando por tornar aquele vegetal uma raridade.

A Caesalpinia Echinata (nome científico), cujo tronco avermelhado forneceu corante e matéria-prima para móveis em  vários países, foi conhecida por várias outras denominações: ibirapitanga (significando árvore vermelha na língua tupi), pau de pernambuco, ibirapitã, pau de tinta, entre outros foi largamente explorada ao longo dos anos, até antes do descobrimento do Brasil, chegando ao ponto de vegetal em extinção desde 1992 segundo fontes de pesquisa. Também considerada oficialmente árvore nacional do país desde 1978, é atualmente protegida por lei e reconhecida como madeira ilegal para corte.

Em algumas fontes, há a informação de que o verdadeiro pau-brasil, seria outra árvore: o pau-ferro, que também apresenta no interior de seu tronco a cor avermelhada como a Caesalpinia Echinata.

Mais uma vez nos deparamos com a ganância, a volúpia da aquisição de  riquezas através do extrativismo insano que tanto destruíram e continuam dilapidando nosso patrimônio vegetal. E nessa questão econômica não existem  bom senso,  ética nem a consciência socioambiental, o que rebaixa a humanidade a uma condição de irracionalidade a toda a prova.

Entretanto, a história se repete e diariamente tomamos ciência da assolação efetuada pelo ser racional na flora, na fauna, na mineração e até no espaço sideral, cuja poluição atinge,  no momento, níveis incontroláveis, submetendo-nos ao perigo de que o lixo orbital entre na atmosfera e caia sobre as nossas cabeças...

O que é preciso fazer para que este quadro se apague definitivamente da face da Terra? Acredita-se que uma educação de qualidade, uma paternidade responsável e consequente formação consciente, aliadas a uma constante vigilância possam ser a solução para uma tragédia anunciada que não tarda a chegar. 



Pau- brasil https://www.ibflorestas.org.br/lista-de-especies-nativas/pau-brasil




Fontes de pesquisa:

https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-pau-brasil/

https://brasilescola.uol.com.br/historiab/pau-brasil.htm