sábado, 7 de outubro de 2023

Romantismo sombrio





www.escritacriativa.com.br




 Em meio a várias efemérides deste mês, hoje, 07 de outubro é aniversário de morte de um grande escritor: Edgar Allan Poe.


Nascido em Boston, Estados Unidos, em 1809, teve uma vida conturbada e sem paz. No entanto, em um recorte de jornal, mostra-se a sua morte em 07 de setembro, porém as biografias de sua vida afirmam com unanimidade a data de 07 de outubro de 1849 com 40 anos. São detalhes que não conseguiremos precisar ao certo. Contudo, o que realmente importa é prestar uma homenagem a um escritor que soube escrever no gênero terror como poucos sabem ou conseguem fazer.

O leitor gosta de escrever? Já tentou imaginar uma cena de terror, usar sua imaginação e conseguir despertar interesse de alguém através de um texto? Se tentar fazer, verificará  como é difícil criar um cenário e enredo deste tipo. Lembro-me de meus alunos no Ensino Médio, em 2019, último ano em que lecionei. Sugeri em uma das aulas de redação que criassem um conto de terror. E ainda facilitei colocando um bom trecho de uma história intitulada "Nunca fale com estranhos". Eles deveriam criar apenas um final, um desfecho no gênero.

Recordo-me que rimos muito das criações produzidas, iam para o cômico, grotesco e a única coisa que não despertava era o medo, algo típico que esse tipo de narrativa deve fazer em quem lê. Realmente, é dificílimo conseguir esse objetivo na produção de texto.

Edgar Allan Poe, fez isso com maestria. Muitos afirmam que ele escrevia sob efeito do álcool, pois era alcoólatra e acreditam que nas crises de Delirium Tremens (estado de abstinência de álcool) produzia contos e poemas sinistros que causam arrepios de horror. Sabemos que nesse estado acontecem alterações no sistema mental do indivíduo causando alucinações e muitos outros sintomas.

Sob esse estado ou não, o mestre das histórias de terror criou o assustador poema "O corvo" em que como ninguém explora os horrores que o animal transmite através de sua aparência lúgubre. Em "Annabel Lee", Poe conta em versos sua triste vida amorosa, pois a querida esposa morreu muito cedo e a horripilante sensação que ele sente ao dormir com o cadáver no sepulcro. E não para por aí, alguém já teve oportunidade de ler O gato preto? Os horrores do personagem que alimenta um ódio terrível pelo animal e o acaba matando, emparedando e que para sua loucura não está morto? São momentos de suspense e medo, verdadeiras obras de arte no gênero terror.

Tanto em "A queda da casa de Usher" ou "O barril de Amontillado" trazem temas trágicos e assustadores em que a morte é sempre a personagem traiçoeira que trama e apresenta ambientes demoníacos e insanos.

O escritor perdeu cedo sua mãe, aos dois anos de idade,  o  pai o abandonou e foi adotado; por sorte seu tutor lhe proporcionou estudo de qualidade. Casou com 27 anos e a esposa com 13 anos. A morte da amada em 1847 levou-o ao alcoolismo e à depressão. Os relatos sobre sua vida afirmam que possivelmente ele teria sífilis e cirrose que foram a causa de sua morte. Suas obras só alcançaram o sucesso depois que faleceu.

Considerado um romântico sinistro, provavelmente da mesma linha do escritor inglês Lord Byron, Edgar Allan Poe merece ser lembrado e admirado pela contribuição que trouxe à literatura americana e mundial.