terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Glória à Inteligência artificial, desrespeito ao ser humano



canva.com








 Ninguém pensa mais em outra coisa a não ser na tecnologia de ponta, criação de novos dispositivos sejam eletrônicos ou virtuais, para mudar a vida humana, antes tão física, no entanto, hoje, tão desmaterializada e digital. 

As pessoas se enlevam com a ideia de carro autônomo, viagens interplanetárias, seres de outras galáxias, mistérios além da vida e tantos outras distanciando-se cada vez mais da matéria. Inteligência Artificial, então, passa a ser a febre do momento, até parece que a capacidade de pensar e criar do ser humano deixou de existir atualmente, desde que esse recurso apareceu. Robôs criados para imitar e superar os homens, carregados de sentimentos que futuramente substituirão a nossa espécie, segundo muitos, oferecendo inúmeros benefícios e serviços no sentido de poupar trabalhos aos humanos, entretanto, roubando inúmeros empregos que deixarão a todos na inércia física e mental, entregues ao lazer eterno, à depressão profunda, à pobreza econômica,  ofertando prejuízos de ordem  física e emocional.

Não é impossível pensar numa possível guerra entre humanoides e robôs quando aqueles se sentirem roubados em suas profissões e inferiorizados em sentimentos sendo substituídos por esses artefatos modernos. Novos ciborgues serão criados equipados com armas para se defenderem de ataques humanos destruidores.

O mundo passa por terríveis mudanças e ameaça aos cidadãos; o excesso de emigração é outro ponto  que engole culturas e muitos empregos que já são escassos; fato gerador de inúmeros incômodos e revoltas num futuro não muito longínquo.

Voltando ao campo cibernético, ante a tanta tecnologia glorificada e santificada cuja apropriação o humano anseia e reverencia, há o reverso da medalha: o total descaso e desrespeito a vidas humanas.

Há muito, o valor de uma vida, deixou de existir, vemos apenas o dinheiro a considerar cada ser que o possui, enquanto outros desfavorecidos de capital são tratados como vermes ou peças descartáveis de um jogo de interesses infinitos. Há desrespeito na Saúde, nas filas de espera para atendimento, profissionais sem qualidade que apenas pensam em lucro; inúmeras ouvidorias sem ética que nada resolvem culminando em óbitos fora do tempo; na Educação sucateada que oferece educadores corruptos e violadores de juramentos prestados em suas formaturas; na Justiça em que as leis são criadas em benefício dos próprios legisladores imorais e poderosos; na Política cujos cargos já não são mais exercidos com a lisura e honestidade necessárias para administrar os recursos públicos... 

E o  que ocorre  é quase um paradoxo: na mesma medida que o mundo se desenvolve tecnologicamente acontece a deterioração do ser humano em relação a seu par: pessoas já não se conhecem mais, amigos físicos são coisas do passado, encontros virtuais substituem os presenciais, diálogos se desmaterializam até nos próprios lares cuja comunicação é feita através de mensagens de celulares em muitos deles; os ambientes dantes lotados de pessoas em relacionamento como cinemas, salões de baile e praças públicas deram lugar a espaços virtuais frios e distantes das redes sociais e sites de relacionamento. E em cada segmento da sociedade a história se repete.

Nunca se viu um desrespeito tão grande assim às pessoas... Isso será  progresso?