quarta-feira, 26 de abril de 2023

Stranger things

 O caro leitor já se deparou com coisas estranhas, que fogem da sua compreensão? Acredito que sim. Acontece, e até com uma certa frequência...






Foi em uma viagem para Tietê, uma cidadezinha do interior paulista na rota para Rio Claro. Local agradável e aconchegante. Até parece uma cidade daquelas de brinquedo infantil; a pequena praça toda florida e rodeada de grama verdejante. Árvores, a igrejinha a repicar o sino do meio-dia, até um inusitado casamento com uma sessão de  fotos do casal aproveitando o cenário acolhedor.

Caminhando ao sabor do vento que brincava com meus cabelos e do sol que desperdiçava seus raios quentes e brilhantes, meus olhos se  surpreenderam com uma árvore nunca vista. Não era tão alta, seus galhos projetavam-se sobre o muro da bela residência, parecia até mais ser arbustiva; as folhas escuras e brilhantes se mostravam normais. No entanto, o que chamou a minha atenção foram os frutos. Sabe quando você se depara com algo que não é costumeiro e por mais que force para descobrir não consegue?

Pois então, não me contive e resolvi registrar a imagem em uma foto, antes me certificando de que o morador da casa não estivesse por ali. A maioria dos frutos do tamanho de uma melancia pequena (daquelas do tipo transgênica, sem sementes), mas de uma cor abóbora bem forte. Outras em número menor, verdes, porém da mesma proporção.

O curioso é que as frutas coloridas pareciam pintadas a mão, e até se assemelhavam a bolas artificiais de decoração, entretanto procurando pelos suportes ou ganchos que as prendessem, não os encontrei. Deviam ser leves como são os maracujás, pois do contrário, os galhos finos não suportariam o peso delas.

Sempre tive adoração por plantas e árvores, até me admiro não ter estudado botânica, tal a paixão que tenho por elas, deste modo, queria descobrir a todo custo que tipo de vegetal era aquele. Que eu saiba, melancia não poderia ser, são plantas rasteiras, esses frutos não dão em árvores.

Entrando na sorveteria, que mais se assemelha a casa de doces de João e Maria, me servi do sorvete e resolvi perguntar à atendente se ela conhecia que frutas eram aquelas, até mencionei se não eram decorativas, ao que ela me respondeu que realmente eram naturais, mas desconhecia o nome e ainda acrescentou que havia um pé desta espécie, "um único pé", ela frisou, no sítio da avó dela. Que as frutas são verdes, quando secam, ficam escuras e são pretas por dentro oferecendo um odor bem desagradável. 

Continuei na mesma, contudo, o que mais me surpreendeu foi o que ela disse:

-O dono da casa pinta as frutas de cor de abóbora quando elas ficam escuras, no próprio pé...

Se alguém conhecer a tal árvore ilustrada na foto acima, por favor deposite um comentário abaixo e acabe com a minha curiosidade...