domingo, 3 de setembro de 2023

Símbolos são poderosos?

 Boa-tarde, desculpem o atraso em escrever mais um texto. 

Já pararam para pensar como um simples sinal pode tornar-se poderoso, existir e resistir há séculos e até milênios? Se tem alguma dúvida sobre isso, leia o texto abaixo.



https://www.pngwing.com/pt/free-png-hnnmp

https://www.gettyimages.com.br/ilustrações/símbolo-yin-yang



https://www.pngegg.com/pt/png-yjwcf





A alma humana é complexa. Mais complexa ainda é a capacidade de fixar e até empoderar sinais ou símbolos que nos são estrategicamente e intencionalmente divulgados. O poder que adquirem é imensurável e em muitos casos o ser humano é capaz de participar de guerras, revoluções, manifestações para defendê-los...

Basta verificarmos as bandeiras. Símbolos simples, formas singulares estampadas em tecidos, cuja simbologia pode representar países, cidades, times de futebol, partidos políticos... Capazes de inflamar multidões, com a competência extraordinária de transformá-las em verdadeira "Turba multa" responsável pela destruição, violência e até a morte, se os ânimos não forem controlados. 

Os símbolos funcionam como um logotipo, uma forma simplificada de trazer em um único sinal a representação e conteúdo  de toda uma entidade com todas as suas características e pretensões, portanto eles não existem sem uma intencionalidade, quem os cria, tem pleno conhecimento disso. 

Talvez, o  mais antigo deles seja de caráter transcendental, uma vez que ultrapassa a linha do limite físico para o espiritual. A cruz que há muito tempo simboliza o Cristianismo, teve seu uso no Egito antigo (Antiguidade Clássica) como representação do deus Serápis cujo símbolo era uma cruz. Com a sua adesão ao Cristianismo, esse sinal se fortaleceu, tornou-se intocável, poderoso e imaculado, levando ao temor e caindo em pecado e castigo àquele que o desrespeita. E são vários tipos de cruzes, como a da fé cristã ao antônimo da cruz suástica, simbologia do terror e da destruição como é concebida atualmente. Poucos sabem de que ela existe há cinco mil anos aproximadamente, por tribos indígenas em cultos religiosos dos astecas, celtas, budistas e gregos antes de ser o símbolo do Nazismo... 

Tanto no Ocidente como no Oriente há a crença em símbolos como o do budismo, das pirâmides, do infinito (um sinal como um 8 deitado) que remonta à antiga Bíblia, representando uma linha sem fim que integra a vida e a morte como um ciclo atemporal,  infinito.

Não menos importante é o Yin Yang, que na filosofia chinesa simboliza o tempo em forças opostas que se complementam, uma em cor preta e outra branca em perfeito equilíbrio da natureza.

Os chamados símbolos ou logotipos como quisermos denominá-los, atuam de forma exponencial no mundo comercial, cada empresa procurando esmerar-se em construir o seu melhor, entregando às empresas publicitárias, desenhistas essa tarefa de representá-los de forma eficiente no mercado como meio de obter lucro e fidelização de clientes em nível local e global com o advento da globalização. Nem todos sobreviverão sem o apoio de marketing e ações constantes de divulgação.

Atentemos para estes símbolos com o devido conhecimento de como surgiram, o que são  e como vieram para ficar.

Fontes de pesquisa:

pt.wikipedia.org

uol.com.br

vareurgente.com

lucianalimasemijoias.com.br