terça-feira, 29 de setembro de 2015

Boa-noite, leitores. O tema de hoje versará sobre o provável assunto que será abordado nas provas do Enem. Esclarecendo, o jornal da Globo de 2ª feira noticiou que o possível tema das redações desse ano será da área de Biologia. Pensando em ajudar, elegi um assunto bastante polêmico dessa área...


 Líquido precioso ou veneno mortal?










Sangue. Energia líquida que percorre quilômetros e quilômetros de vasos sanguíneos com o objetivo de preservar a vida e a função de órgãos vitais dos seres que habitam esse planeta.
São inúmeros os tipos, o que não privilegia um ser perante seus pares, porém um milagre da natureza ocorre com o tipo O negativo: a capacidade de tornar seu dono, doador universal, a despeito da espécie sanguínea do receptor. Por essa razão, os bancos de sangue estão sempre à procura daquele que pode salvar indiscriminadamente milhares de vidas.
Apesar de ser fonte de energia, o líquido imprescindível pode ser facilmente maculado através de vírus e bactérias trazendo como a água corrente, milhares de doenças que obviamente causam males, contaminam pessoas, podendo levar à morte.
Entre as inúmeras que invadiram nosso século, muitas delas revelam a ocorrência pós-transfusional, principalmente na década de 1980, quando milhares de bolsas de sangues eram vendidas sem o devido exame de qualidade, motivo de muitos casos de incidência de hepatite C, Aids, hanseníase, doença de Chagas entre outras. Várias vítimas desse erro médico lotam hospitais em tratamentos ininterruptos destes males crônicos, enquanto um grande número já faleceu sem receber sequer um tratamento digno ou indenização pelo dano sofrido.
Outra forma de contaminação pode ocorrer através de seringas compartilhadas por vários indivíduos pela injeção de medicamentos ou drogas ilegais. Há notícias de que muitos funcionários antiéticos e irresponsáveis cometeram esse crime quando utilizavam seringas usadas com o objetivo de comerciarem as novas, construindo uma história de morte e ruína. Por outro lado, muitos enfermeiros que não faziam uso de equipamentos de segurança, como as luvas, por exemplo, também correram esse risco e muitas vezes adquiriram doenças sérias e crônicas, fato que ocorre ainda hoje no ambiente hospitalar; sem contar o tráfico ilegal que certamente ocorre, responsável por enriquecimento ilícito de profissionais da saúde, sem dignidade e lisura.
Por todas essas razões, é necessário uma grande dose de profissionalismo, ética e competência de funcionários do setor, fatores que a cada dia tornam-se mais raros, em consequência da baixa qualidade da educação, carência de materiais e evolução tecnológica ainda precária na grande maioria de nossos hospitais.
Tanto se incentiva a doação de sangue, ela realmente é indispensável para preservar a vida do homem em caso de risco, entretanto, de nada valerá todo esse empenho se tratamos o líquido precioso sem o cuidado necessário, sem o controle de qualidade que ele exige para ser útil à humanidade, sem a ética e honestidade que deve compor a alma humana, hoje tão vilipendiada pelo vício e corrupção. Torna-se essencial uma formação de caráter que seja reta, voltada para o bem comum e amor ao próximo.
O mesmo líquido que traz a vida pode ser o vilão que acaba com ela em questão de minutos, a consciência de cada um será responsável pela preservação ou destruição.