sábado, 12 de outubro de 2013

Porque o comprometimento é uma das  principais qualidades de um bom profissional 

Boa-noite a todos. O texto de hoje é dedicado a todos aqueles que trabalham e que conseguem estabelecer  um objetivo a alcançar naquilo que fazem, porque realizam  por amor e não pelo interesse financeiro.


Comprometimento é sinônimo de amor

Atualmente, da mesma forma que outrora, a maioria das profissões não é bem remunerada, mesmo se o serviço prestado é de qualidade. O fato é até compreensível dado ao enorme contingente de trabalhadores que o mercado de trabalho abrange, fato que onera sobremaneira o Estado ao cumprir com as obrigações trabalhistas e econômicas de todo o país.
Apesar da revolta geral a esse respeito, os profissionais considerados bem remunerados são uma minoria em relação aos demais, porém temos que admitir, muita gente ganha muito pela qualidade do trabalho que apresenta. Muitos nos causam indignação por receberem a mesma parcela de salário e  produzirem o mínimo, apresentando ainda um quadro de queixas e lamentações infindáveis, guiando-se pelos calendários anuais à cata ansiosa de feriados, pontes e pontos facultativos, criticando a administração pública quando ela não oferece a oportunidade do "emendar" feriados com dias normais revelando uma tendência à inércia e ao comodismo.
Esta atitude deve sofrer repúdio de todos aqueles que se esmeram e procuram dar o melhor de si naquilo que fazem, pois na verdade, não poderiam receber o mesmo pagamento daquele que como se diz vulgarmente vai "acochambrando", enganando, enrolando cada hora de labor com idas a banheiros e outros subterfúgios que os ajudem na sua lei do menor esforço.
É incompreensível tal atitude que apresenta indivíduos que não se interessam por quaisquer atividades, sejam elas físicas ou mentais, covardemente demonstrando falta de colaboração, de profissionalismo, ética e disposição.
Da parte de elementos assim, não há desenvolvimento algum da personalidade, propiciando a estagnação do corpo e consequentemente a sua deterioração da mesma forma que a perda de intelectualidade, uma vez que nosso organismo assemelha-se a uma máquina que se enferruja se não for usada.
Sabemos também, que por esse mundo afora existem aqueles que agem corretamente e trabalham em excesso recebendo uma parca remuneração, o que é altamente injusto e constrangedor para o empregado que perde a dignidade por não poder sequer se manter ou a sua família satisfatoriamente.
Apesar de todos os inconvenientes que ocorrem no campo profissional de cada trabalhador é inadmissível a falta de objetivo, de comprometimento, de amor naquilo que se faz.
E quantas pessoas deixa-se de ajudar numa situação de incompetência e falta de atitude: na Educação, por exemplo, onde lidamos com tantas pessoas carentes, de famílias desestruturadas, cuja infância e adolescência necessitam da atenção de um professor para que possam ser pessoas de bem, com um desenvolvimento saudável e feliz no futuro! 
O pior de tudo é a falta de sensibilidade que esses seres ociosos trazem em suas entranhas; não se apiedam de ninguém, não valorizam o sofrimento alheio, não apresentam carinho e compreensão pelas crianças e adolescentes que precisam de  uma palavra amiga, de uma boa orientação. Pelo contrário, não há o mínimo de paciência, quando não se tem vontade de trabalhar, a irritabilidade está sempre presente, o egoísmo fala mais alto e o altruísmo nem existe nessas personalidades...
A presunção, da mesma forma, produz indivíduos cuja principal característica é criticar o trabalho alheio, nunca, entretanto, autoavaliando o próprio desempenho com olhar de análise.
E assim vão ofendendo a tudo e a todos, tratando com grosseria e indiferença seus subordinados, não dando relevância às metas e obrigações que devem cumprir diariamente, apenas aguardando com impaciência "o pão nosso de cada dia" a blasfemar a todo o instante.
E o resultado dessas ações do deseducador no caso da Educação  é a produção de pessoas infelizes, mal preparadas para a vida, inaptas e desorientadas cujo futuro poderá ser uma surpresa feliz ou funesta para a sociedade, que num círculo vicioso, não para para pensar o porquê desse caos de violência e incompreensão que assola o planeta lotado de seres que não respeitam nem os ecossistemas onde vivem.
E a praga existe em todas as profissões como erva-daninha entre as flores e frutos a estragar toda uma colheita  produzindo uma safra ridícula e irrelevante.
Dessa forma, não achemos engraçada ou moderninha essa infeliz atitude de trabalhadores sem seriedade que está proliferando em todos os campos profissionais. Para esses, o trabalho é sinônimo de nazismo, escravidão uma vez que não tem amor à profissão e consequentemente comprometimento com os envolvidos e qualidade de serviço a ser oferecida.
Se conseguirmos com o nosso repúdio mudar esse terrível quadro que assola o mundo, certamente produziremos pessoas de melhor valor mudando radicalmente  para melhor o mundo em que vivemos.