segunda-feira, 8 de novembro de 2021

 Pesquisando no site de busca Google, fiquei sabendo que hoje é comemorado em todo o mundo O dia Mundial da Corrupção...




Designed by freepik. com


O tema é um prato cheio para desenvolvimento de um livro, creio eu, uma vez que  vivemos em tempos de crise existencial,  tremenda inversão de valores, falta de empatia e humanidade que transformaram o ser humano em uma máquina mortífera que extingue e derruba pessoas por motivos banais.

O questionamento a se fazer é: quando esse comportamento bestial foi transformando homens e mulheres em indivíduos descontrolados emocionalmente, frios e cruéis. Segundo o filósofo, Jean Jacques Rosseau, um pensador do século XVIII, o homem é produto do meio em que vive. Nesse modo de pensar, qualquer pessoa independente do seu material genético, seria moldada pela sociedade em que ela está inserida. Desta forma, há possibilidade de transformarmos um anjo em demônio durante o período de alguns anos de convivência em um meio de corrupção, valores indignos e moral duvidosa.

Realmente, ao que temos assistido atualmente é exatamente isso; muitos culpam a educação de má qualidade em nossa instituições como responsável pelo quadro, esquecendo-se de que os primeiros ensinamentos que levarão uma criança até os sete anos à constituição de seu caráter é tarefa familiar, roda de amigos entre outros grupos sociais. Assim, quando o infante passa a frequentar uma escola, já traz uma bagagem bastante relevante na definição de sua personalidade, ficando a escola responsabilizada a efetuar difíceis e quase impossíveis mudanças de comportamento em seus alunos.

O termo corrupção provém do latim corruptionem significando rompimento, deterioração, processo ou ato de corromper. E em países como o nosso pobre Brasil, isso é comum em grande parte da sociedade. Há corruptos em todos os gêneros, idades e classes sociais. Homens públicos que deveriam ser o exemplo de retidão de caráter, envolvidos em crimes e deslizes graves, fazendo com  que o cidadão perca a confiança e a credibilidade, acreditando que não há mais como conviver socialmente entre pessoas de bem.

A causa deste mal é certamente o exagerado valor dado  ao dinheiro e poder em detrimento de princípios espirituais dignos que deveriam prevalecer na  formação do ser humano. Pelo dinheiro, políticos aceitam e dão propinas em benefício próprio, apropriam-se de bens públicos, colocam em evidência seu poder e dele abusam, entregam riquezas e vendem sua própria nação em troca de fortunas e privilégios pessoais.

Para o  cidadão comum de maneira geral, torna-se prática apossar-se de materiais de propriedade da empresa em que trabalha, alegando ganhar pouco e justificando esse ato corruptível. Parece que alguns brasileiros já nascem com o instinto de roubar seu par ou adquirem essa tendência na mais tenra idade. E o fato não ocorre apenas no nosso país, embora ele esteja arraigado no espírito nacional. A deformação moral manifesta-se também na atitude de falta de sinceridade, na inveja que leva à vileza ao ponto de "puxar o tapete" do seu próximo como forma de garantir apenas o seu bem-estar, construindo felicidade sobre a tristeza dos outros. 

Providências deveriam ser tomadas urgentemente, um planejamento familiar seria muito oportuno, haja vista a dedicação irrelevante dos pais na criação de seus filhos... Quem não tem tempo de se dedicar a eles, não devem colocá-los no mundo para serem criados pelas ruas ou abandonados em depósitos, como creches e escolas dando-lhes a difícil tarefa de fazer o que não realizaram, mudar o que estragaram, devolver a dignidade que lhes foi roubada...