quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Quais são as mudanças?

 Volto a escrever nesse espaço amado, num dia especial. Hoje é 15 de novembro, data dedicada a lembrar a proclamação da República, acontecida no ano de 1889...



👸?




Houve um época, meus queridos amigos conterrâneos e contemporâneos que esse dia constava obrigatoriamente do Calendário Escolar para apresentação de atividades cívicas ilustradas em grandes desfiles em ruas  e avenidas públicas; cada escola com sua respectiva fanfarra e marcha até um ponto de concentração onde discursos eram apresentados, poemas eram declamados em favor à Pátria amada e sua liberdade do jugo monárquico.

Quem não se recorda disso? Acredito que todos em sã consciência são capazes. Isso, durante a década de 1964, uma vez que o regime político era o militar de extrema direita, criticado hoje por muitos políticos e eleitores. Entretanto, tudo tem seu aspecto positivo, lembro-me de me destacar em declamações nas datas cívicas desde os anos 60,  emocionando-me com os versos de um Olavo Bilac, maravilhoso em A Pátria, que ainda me ecoam na memória: "Ama com fé e orgulho a terra em que nasceste! Criança não verás nenhum país como este!"  Assim como muitos outros poemas que nos faziam adorar e louvar nosso berço natal.

Faz muito tempo que tudo isso mudou, não entoamos hino cívico algum em nossas escolas; não são bem-vindos pelo regime de esquerda que hoje vigora, é proibido lembrar o período ditatorial muito mais admirar alguma de suas ações.  Ouvimos o Hino Nacional apenas em campos de futebol e campeonatos esportivos. Por essa razão, muitos não sabem o hino de seu próprio país, quanto mais o Hino da Proclamação da República, (afinal esse foi o meu motivo em escrever esse texto) que se iniciava com a linda frase poética: "Seja um pálio de luz desdobrado sob a larga amplidão destes céus..."

Antes, o povo brasileiro vivia, segundo dizem, sob o jugo da monarquia, que esbanjava luxo e riqueza em detrimento dos pobres súditos, escravizados física e economicamente através de pagamentos de impostos exorbitantes...

Infelizmente, não podemos precisar ao certo se o fato era verídico, vivemos e acreditamos no que lemos produzido por historiadores e documentos, e documentos não podem mentir; através deles, verificamos muitos avanços produzidos durante a monarquia como a Criação do Banco do Brasil, de teatros, imprensa, biblioteca, abertura dos portos e muitos outros na administração de D. João VI em 1808 no Brasil. 

O que dizer do Príncipe D Pedro I? De uma intelectualidade e musicalidade singulares que produziram o primeiro hino Nacional Brasileiro ( Hino da Independência); ou de Pedro II, que revelou em suas atitudes um amor extremo ao Brasil, levando um travesseiro cheio de terra brasileira em seu exílio?

A república chegou  em 1889 com promessas de liberdade, equidade e ordem. Isso terá realmente acontecido? Temos vivenciado governos insanos, que não demonstram ética nem tampouco humanidade e justiça que justifique  à nação que valeu a pena a mudança.

Hoje o regime dito libertário escraviza, não garante segurança, nem liberdade alguma, principalmente a de expressão... 

Os reis ofereciam um dia para que a população fizesse suas reclamações no dia do "beija-mão" e atualmente? Conseguimos manifestar individualmente nossos anseios aos chefes políticos?

Mudanças...