segunda-feira, 14 de agosto de 2023

O show tem que continuar

 

freepick



Essa frase tão conhecida no meio artístico, aplica-se também ao cidadão comum como nós, que embora sem o glamour e o brilho do estrelato, não deixamos de nos exibir nesse imenso palco que é a vida.

Por aqui passamos uma única vez. É provável que haja uma nova existência em outras épocas futuras ou já passadas, mas nada cientificamente provado até o momento atual.

A realidade é que sempre atuamos nossos papéis que são variadíssimos, contracenando com tantos outros personagens de nossa esfera de convivência diária. Muitos deixam de participar por alguns atos, retornando como protagonistas ou secundários. Alguns se retiram para sempre, porém deixando lembranças do seu desempenho por todo um ciclo... Mas o show tem que continuar, aconteça o que acontecer.

E os gêneros são distintos para cada momento ou etapa da vida: são textos que envolvem dramaticidade, tristeza e melancolia, alegrias ou até mesmo ódio, insatisfação, frustração e tantos outros.

O que realmente importa é a qualidade da atuação que deve ser sincera espontânea, sem artificialidade ou hipocrisia, mas principalmente carregada de emoção para que possa impressionar, marcar momentos e perpetuá-los para sempre. E a nossa vida é preenchida com essas imagens que povoam toda a nossa existência em todas as suas etapas.

Essa parábola que envolve uma comparação da vida com um palco já foi largamente utilizada por vários autores e se adapta perfeitamente à realidade humana pela semelhança entre os papéis reais com os de ficção: perdas de origem amorosa que carregam uma carga de dramaticidade e tristeza inigualáveis; assim como a de entes queridos que se afastam para sempre do nosso convívio. Papéis de ordem profissional; cada um com seu próprio palco individual acompanhado de atores e cenários respectivos. E ainda há aqueles que representam os vilões impiedosos que só fazem causar o mal e transtornos àqueles que os rodeiam trazendo um cenário macabro, causando repulsa e indignação de todos. 

Há uma tênue linha que separa a realidade da ficção, e que apenas os cérebros saudáveis conseguem perceber, enquanto que os incapacitados mentalmente não são capazes de discernir.

 Por todos esses motivos, é que existe a reflexão: A arte imita a vida, ou vice-versa,  frases que carregam grande dose de veracidade. 

Pensem sobre isso!