quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Olá, amigos. Aqui estou mais uma vez para uma nova postagem, sei que ela deve ser semanal, mas para quem gosta de escrever é um período longo em demasia, por isso às vezes, antes desse prazo algumas idéias começam a fervilhar em minha cabeça e não tem como não digitar os textos que vão se compondo naturalmente. Gostaria de ter enviado esta publicação no dia de ontem que foi o dia da árvore, essa amiga silenciosa da mãe natureza que cumpre seu destino bravamente nos dias modernos. Ninguém melhor do que ela para receber homenagens e agradecimentos. Porém, ontem, tive que viajar para tratar de um processo judicial que há quatro anos se arrasta monotonamente na cidade de Rio Claro, São Paulo, cidade onde já residi por quase quinze anos. Mas este comentário fica para outra postagem se ele assim o merecer...



Logo que expirei o ar poluído e seco desta cidade de São Paulo, já me encontrava dentro do carro na Rodovia Bandeirantes, inspirando ar puro.E observando a magnitude das árvores, lembrei-me de que dia 21 de setembro era o seu dia. Algumas lágrimas de chuva preguiçosa teimavam em cair sobre o pára-brisa, enquanto divagava pensamentos observando todos os tipos de árvores por que passava. É claro que não estava dirigindo, senão...


Amo-as todas, sem preconceito, elas são responsáveis pelo equilíbrio do clima e do regime da pluviosidade, além de nos confortarem com sua sombra, seus frutos, flores, enfim, seu tudo.


Apesar da magnitude e esplendor de muitas espécies, resolvi escrever sobre uma delas em especial: os eucaliptos. Sei que para eles existirem, muitos outros vegetais tiveram que dar sua vida para o sacrifício. Sei também que é um tipo de árvore que vem de outro país, a Austrália, e que alguns estudiosos temem que ela danifique o solo tornando-o árido e também que possa mudar todo o ecossistema ao seu redor, por  não produzir frutos e assim a fauna, especialmente os pássaros, realizam o êxodo da sobrevivência debandando-se para outras florestas.


Mas... O que se há de fazer, eles existem no Brasil há bastante tempo e têm sua beleza... Assim...


Lembre-se, pelo menos de vez em quando, de que você veio da natureza, que ela é seu habitat natural,sinta-se selvagem, ande por bosques, respire fundo, acaricie uma árvore,sinta a textura de uma folha, a exuberância de uma flor, seu aroma, o cheiro da terra, pise-a com os pés descalços, cabelos ao vento,e, sobretudo, respeite e defenda as árvores para que não seja sufocado pela selva de pedra da cidade. Isso é terapia de graça e facilmente a seu alcance, pois a natureza não cobra pedágio.










Os eucaliptos



As folhas dos eucaliptos são novas nesta época do ano; sua cor é de uma tonalidade mais clara.


Quando o vento sopra, os galhos pendem à sua mercê, fazendo um imenso e agradável som , semelhante ao das ondas do mar quando vêm em direção à praia.


Observando o seu balanço, o farfalhar das folhas nos dias de vento, ou a sua imensa quietude quando o tempo está abafado como hoje, sinto que eles me transmitem paz, sobretudo através da sua calma, obedecendo às leis que a natureza dita.


Adoro olhar sobre o muro do meu quintal, estas árvores gigantescas, principalmente nestas horas fugidias que antecedem o entardecer.É um velho costume que tenho desde que me mudei para esta casa.


Ao longe, as montanhas azuladas e aqui, bem próximo a mim, esse mar verde de folhas, sacudindo-se ao vento.


Agora parece que vai chover. As nuvens estão passando rapidamente e o céu, antes azul, vai tomando uma cor plúmbea. O vento está soprando com mais força levantando poeira para o alto. Os eucaliptos dobram-se com sua força. E aquele rumor que faz lembrar o mar, retorna...


Pássaros lépidos voam à procura de abrigo.


Os relâmpagos ofuscam o céu com seus flashes acompanhados pela percussão dos trovões que ecoam além das montanhas.


Chove. Uma chuva mansa, quase muda. Da terra molhada, desprende-se um odor delicioso ao olfato.


Os eucaliptos balouçam-se. Suas folhas tremem ao toque dos pingos d’água. Mas quando toda essa agitação que acompanha os temporais cessa, eles voltam a aquietar-se.


Cai a noite. Se ela é sem luar, a sombra das imensas árvores são gigantes assustadores, porém se há lua, os eucaliptos banham-se na sua luz tornando-se ligeiramente prateados.A magia do luar se faz presente em cada uma das folhas que reflete através das gotas de orvalho a auréola argentina da lua...

9 comentários:

  1. OI CRIS,

    QUE COISA MALUCA NÃO É..............RS
    OLHA, ISSO PARA MIM, É MUITO MAIS QUE SINTONIA, POIS AS PESSOAS PODEM ATÉ PENSAR PARECIDO, MAS, ISSO?????????
    GOSTO MUITO DO JEITO QUE VOCÊ ESCREVE, E HOJE, LENDO O SEU, DEPOIS DO SEU COMENTÁRIO AGORA,............RS, FIQUEI IMAGINANDO O QUE PASSA NA CABEÇA DOS MEUS CLIENTES.
    EU JÁ PASSEI AQUELA FASE DE ACREDITAR QUE, TODOS SENTEM A MESMA COISA, NÃO !!!!!
    HOJE, COMO ADVOGADO, VIVO CADA UM DOS MEUS CLIENTES, ENTRANDO NÃO APENAS NOS SEUS ASSUNTOS JUDICIAIS, MAS NAS SUAS PRÓPRIAS HISTÓRIAS DE VIDA

    OBRIGADO PELO SEU RICO COMENTÁRIO.
    UM GRANDE ABRAÇO

    FÁBIO LUÍS STOER

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris...

    Eu amo a natureza e
    vc fez muito bem em nos lembrar do dia de nossa "Amiga Árvore"!

    Um forte abraço...

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Primeiramente Obrigado pela visita ao meu Blog: Mundo das Poesias.

    Adorei seus textos, adoro literatura, seja poesia, contos, crônicas, romances e etc...

    Um Grande Abraço;
    Lauro Daniel

    ResponderExcluir
  4. Olá Cristina,
    Também gosto muito de Natureza. Gosto dos eucaliptos em particular, porque desde pequena tenho vivido perto deles. Havia eucaliptos perto do trabalho do meu pai, em Moçambique. Passeávamos por lá, ás vezes, quando o sol estava mais bonito. Aqui, em Portugal, morei perto de uma mata linda, cheia de eucaliptos cheirosos. Depois, na antiga escola dos meus filhos, havia também eucaliptos. São lindos, não são? Na sua majestade solitária e altaneira!
    Pois, então os arranjos florais são mesmo como eu pensava. Lindos de morrer!
    O Inverno aqui é muito frio e húmido. Cai neve em alguns pontos do país, principalmente a Norte, que é onde faz mais frio. Temos também a Serra da Estrela, que é uma zona muito conhecida e procurada pelos nevões de Inverno. Fica tudo muito lindo, coberto de branco. Chove muito em todo o país durante os 8 ou 9 meses de Inverno, e também cai granizo bastantes vezes. O Verão é que é uma delicia! Os dias são enormes e luminosos, o calor é uma beleza e temos muitas praias lindas e florestas encantadoras.
    "Naprons" são enfeites feitos de renda ou de pano bordado, que se pôem em cima das mobílias para enfeitar. Há-os de vários tamanhos e de vários materiais e principalmente as pessoas mais idosas, ainda os usam um pouco por toda a casa. Eu gosto muito de ver naprons, e também gosto de os fazer.
    "Aldrabonas", são pessoas mentirosas, vem de aldrabar, que cá quer dizer enganar ou vigarizar.
    A Espanha é o rival histórico de Portugal, desde os tempos da formação do reino, durante as guerras dos primeiros reis. Existe desde sempre uma rivalidade entre os dois países, sendo que Espanha é muito maior, mais rica e avançada a vários níveis, do que Portugal. Eles vêem-nos assim um pouco como um parente pobre. Há muitas pessoas no estrangeiro que pensam que Portugal é parte integrante de espanha e referem-se a toda a Península Ibérica como "a Espanha".
    Agora no que diz respeito à palavra "geito", a Cristina deixou-me como se costuma dizer por aqui "com a pulga atrás da orelha". realmente eu penso que nós escrevemos com "g", por causa daquela regra que diz que antes de um "e" ou de um "i", o "g" se lê "j", se não levar "u". Mas não estou lá muito certa. Tenho que ver no diccionário.
    "Ecrã" é o nome que damos ao visor ou tela de uma televisão, de um computador ou de uma sala de cinema.
    A gente aqui tem um pouco a ideia que no Brasil está sempre a fazer sol e calor, mas afinal também há dias de muito mau tempo. Onde é que há aquelas praias lindas das novelas? É em São Paulo, ou no Rio de Janeiro?
    Beijinhos,
    Glória

    ResponderExcluir
  5. Oi de novo Cris...

    Obrigada pelo comentário no meu poema.Mas, sabe que a menininha sou eu mesma?hehehe

    Tenho 4 fihos, Gabriel (18 anos) Beatriz e felipe(17 anos) e Vinícius( 14 anos).Graças à Deus tiveram uma infância muito feliz!!

    Um grande beijo pra vc...

    ResponderExcluir
  6. Cris,

    sabe que eu reli esta sua postagem, e senti uma coisa que não dá para explicar, e foi como se eu tivesse escrito ela, desculpa, não sei se me fiz entender, mas na realidade, eu gostei dela, como se fosse minha, minha filha, minha criação, entende?
    Escrever para mim, cada uma das postagens, cada um dos textos, são como outros filhos, que vejo nascer, vejo crecer, vejo cairem no mundo.
    Cris, muito obrigado pelas suas postagens e pelos seus comentários.

    Um grande abraço.

    Fábio Luís Stoer

    ResponderExcluir
  7. Olá Cristina,
    Também não sei bem qual a nossa diferença horária. Agora aqui são 18.30.
    As fotos não eram muito actuais, já eram da Páscoa. A Páscoa, cá é no Inverno. Agora começou o Outono. Os dias já são mais tristes e pequenos. Já começou a chover e as árvores estão cheias de folhas amareladas. É uma estação melancólica. por vezes ainda faz um solsinho, mas depois as nuvens tomam conta do céu. Agora, tempo bom, só lá para Junho do próximo ano!!!
    No Verão, por vezes, a temperatura é bem alta. Fazem até quase 40 graus, nas zonas interiores do Alentejo. No litoral temos uns trinta, trinta e poucos graus. Mas no Inverno, o frio é bastante! Mais a Norte do que aqui, mas de qualquer maneira, há dias em que estamos com 7, 8 graus.
    Temos praias muito bonitas, é verdade. O pior é que as águas são bastante frias, mesmo nos dias quentes. Só na zona do Sul, no Algarve, é que a água é mais quentinha. Aqui perto da minha casa, no litoral Oeste há praias muito bonitas, mas são frias e muito sujeitas a nevoeiros e neblinas. É raro o dia em que se pode sequer tirar a roupa para ficar em fato de banho.
    O Brasil tem a grande floresta da Amazónia. O pulmão do mundo, como as pessoas chamam. O vosso país é enorme e lindo! Quando os meus tios ainda eram vivos, mandavam-nos de vez em quando revistas e postais de sítios deslumbrantes.
    Os naprons pôem-se em cima de mesas, aparadores, cómodas, mesas de cabeceira, camilhas, enfim, em quase todo o lado que se queira enfeitar. Até há quem faça uns grandes para pôr por cima dos sofás, onde se encosta a cabeça, e até para pôr por dentro das vidraças das janelas. Um dia destes mando-lhe umas fotos com alguns dos meus para a Cristina ver mais ou menos como é.
    Beijinhos,
    Glória

    ResponderExcluir
  8. OI CRIS,
    QUE SAUDADES DE VOCÊ E SEUS COMENTÁRIOS...RS
    COM RELAÇÃO AO SEU COMENTÁRIO, O QUE EU VIVI, E ATÉ AGORA NÃO ENTENDI, É QUE, NAQUELA MINHA POSTAGEM, MAIS UMA VEZ PASSEI POR COISAS QUE ACHO ENGRAÇADAS, PORÉM, LÁ NO FUNDO, NÃO ENTENDO NEM SEI QUAL O APRENDIZADO DISSO TUDO.
    MINHA FAMÍLIA DE UMA FORMA GERAL ESTÁ TODA ES'TÁVEL FINANCEIRAMENTE, MAS EVENTUALMENTE, SEMPRE TEM ALGUÉM QUE ME PROCURA PEDINDO ALGUMA AJUDA, SE É QUE VOCÊ ME ENTENDE.....RS (R$...), E NAQUELE DIA, QUATRO PESSOAS DE MINHA FAMÍLIA VIERAM PEDIR ($), E SÃO JUSTAMENTE OS QUE EU, QUASE NUNCA VEJO, MAS SEMPRE ENCONTRO, NAS NECESSIDADES DELES....RS
    NÃO ME INCOMODO TANTO PELO FATO DO DINHEIRO, MAS ME INCOMODO, PELO FATO DE LEMBRAREM APENAS QUANDO PRECISAM DELE, E QUASE TODOS, PRECISAM.......RS
    CONTUDO, AMO TODOS, CURTO TODOS, E MESMO QUE OS VEJA NESTA SITUAÇÃO, EU GOSTO.
    É ISSO.

    UM ABRAÇÃO

    FÁBIO LUÍS STOER

    ResponderExcluir
  9. Olá Cristina,
    Ainda bem que gostou do meu texto. Não faço ideia porque é que estarão a haver esses problemas para colocar os comentários. É aborrecido, não é? Deve ser alguma complicação técnica do google. Mas se não conseguirmos "falar" pelo blog, sempre temos o email. Também não faz mal.
    Lembrar as coisas passadas é de facto triste, mas cada vez mais, só me lembro delas quando quero. Estão lá a um cantinho da memória, mas já não me incomodam, nem assaltam a toda a hora, como dantes acontecia. Alguma coisa a gente tem que aprender com o passar dos anos!
    Nós por cá chamamos toalhas de mesa, só quando o napron é bem grande e cobre toda a mesa. Também sei fazer desses, aliás, a técnica é a mesma, mas é muito mais demorado e leva bastante mais tempo.
    Daqui por uns tempos, se calhar já não na nossa geração, mas na dos nossos filhos ou netos, a nossa linguagem vai ficar muito mais parecida. Por aqui fala-se muito do tal "acordo ortográfico". Vão mudar, para mais simples, muitas das regras gramaticais, e a maneira de escrever as palavras também vai sofrer uma simplificação. O objectivo parece-me que é o de uniformizar todos os países que falam português e pôr toda a gente a falar e a escrever da mesma maneira. Duvido que se consiga fazer isso, pelo menos tão depressa, mas talvez seja interessante.
    Beijinhos,
    Glória

    ResponderExcluir

Será um imenso prazer poder compartilhar a sua gentil opinião sobre o assunto tratado. É através da discussão saudável que a real democracia e liberdade de pensamento podem ser concretizadas.