sábado, 21 de setembro de 2019

Quanto tempo! Retorno a esse espaço que me serve de desabafo, reflexão e emoção voltada para mais uma primavera que se aproxima... Boa-noite e sejam bem-vindos.







Resultado de imagem para tumbérgia azul

Presente surpresa

Na próxima segunda-feira começa a primavera. Mais um período de beleza no campo e nas cidades, onde a maior representação da perfeição divina aparece estampada na beleza das flores. É algo maravilhoso, a chegada de cores espalhadas  em cada pétala, em cada cálice, em cada pistilo...
Naturalmente, são poucos os que ainda têm tempo e sensibilidade para surpreender-se com sua chegada, com as novas visitantes, filhas dos antigos vegetais, antes, totalmente verdes, uniformemente análogos com os quais a vista já se acostumara.
Pressenti sua presença, há algumas semanas, quando saí à rua no caminho para o trabalho, onde dois ipês fortemente amarelos exibiam cachos de flores, que ao caírem, já formavam um lindo tapete colorido na calçada.
Essa é certamente a mais linda estação do ano. Deveria ser percebida por todos, desde a mais tenra idade ao mais antigo ancião. A reverência à natureza e à sua exuberância deveria constar nas leis que regem o mundo, mas não! Muitos destroem as árvores quando ainda são pequenas e indefesas, não deixando que se desenvolvam e cumpram sua bonita missão.
No meu caso, jamais isso aconteceria, desde criança aprendi a respeitá-las, admirá-las e cultuá-las como um tesouro precioso.
Todavia, a maior alegria dessa primavera chegou dentro do meu próprio apartamento; melhor dizendo, na sacada onde mantenho em prateleiras e na parede, várias tipos de plantas: há mais de dois anos plantara num meio vaso preso à parede um trepadeira da espécie thunbergia grandiflora, mais conhecida por tumbérgia azul, que para mim não é azul, pois mais se aproxima da cor lilás. Havia tirado a muda de um estacionamento próximo a minha casa, onde cachos de flores caíam pelo alambrado de arame num espetáculo visual nunca visto. Esperava que com o passar dos meses, veria aquele festival majestoso a enfeitar com sua formosura a minha parede sem graça...
No entanto, nada. Passou-se o tempo, no estacionamento que me dera origem à planta, nada mais havia, fora cortada à raiz, nada sobrara do que antes era a sua magnífica e perfumada presença. Indignei-me quando um ano se passou e nada de floração. Adubos, terra nova, regação regular, nada me trazia a presença das flores.
Havia já desistido. Suas folhas cor de esperança mostravam-se constantemente atacadas por fungos de cor branca que teimavam em persistir, apesar da lavagem, escovação e borrifação com óleo mineral...
Ouvindo um programa na TV sobre jardinagem, alguém perguntara da ausência de flores em plantas e o especialista respondera que são muitos os motivos, e entre os que eu já conhecia, citou o caso de mudas que quando plantadas só trouxeram o lado masculino. Essas, jamais dariam flores, era necessário que a muda tivesse também o lado feminino. Pus-me a pensar no que ele disse e um belo dia em uma pérgula visualizei a espécie, não hesitei, tirei um pequeno galho florido e trouxe para casa. Mergulhei-o em uma vasilha com água e aguardei alguns dias para plantá-lo no mesmo vaso.
Meses se passaram sem que nada acontecesse, fazendo-me acreditar que a dica fora em vão.
Um lindo dia de manhã, ao dedicar-me à rega costumeira, vislumbrei por entre as folhas um leve tom azul. Meu coração sobressaltou-se como o de uma criança que aguarda ansiosamente um brinquedo e o recebe sem esperar. Afoita, afastei os galhos com cuidado, e, lá estava ela: ostentando seu lindo tom lilás, a primeira flor a olhar-me , e mais dois grandes botões ainda fechados em segredo como que a desafiar-me a conhecê-los.
Indescritível essa emoção,  sorri e quase cheguei as lágrimas com aquela aparição tão desejada.
As três flores já se abriram, murcharam e caíram. Agora as folhas apresentam o seu verde costumeiro... 
A minha inquietação cessou, já não as procuro todos os dias, porque sei que daqui a algum tempo, elas virão me visitar novamente, trazendo o presente colorido mais valioso cuja presença agora é garantida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será um imenso prazer poder compartilhar a sua gentil opinião sobre o assunto tratado. É através da discussão saudável que a real democracia e liberdade de pensamento podem ser concretizadas.