sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Mestre...

Ainda não é dia de escrever, mas quem foi que disse que há um dia específico para este fim? Além  do mais visitando um blog de um amigo vi que o dia de hoje é especial, dia do professor. O meu dia! Havia até me esquecido ocupada com os afazeres diários, porém o dia 15 de outubro sempre esteve tão presente na maior parte da minha vida que agora aposentada, nada melhor do que refletir e escrever sobre ele. Desculpe a cópia, querido amigo, mas não consigo resistir ao tema. Sempre a figura de professor é vista como a de um semeador, mas não de flores, é  a semente do exemplo, do ensinamento, do esclarecimento, da luz que acaba com as trevas da ignorância e do mal. Parabéns a todos os professores, mas somente àqueles que procuram ser mestres de verdade, sem egoísmos, sem vaidade, sem reclamações. A despeito da sua condição pouco favorável e quase sempre irreconhecida do seu mérito, que o prazer de semear invada a sua vida, e lhes encha a alma de felicidade e satisfação do dever cumprido!


Alguém já disse uma vez:" Semeia, semeia mestre. No grande Cosmo, tu és semeador, tu és a presença, a pessoa. Não podes fugir à responsabilidade de semear... Não digas o solo é áspero...O sol queima...Não é tua função julgar a terra, o tempo, as coisas. Tua missão é semear."
Mais importante do que a semente a ser lançada no solo, é o exemplo que tens a dar.Sobretudo o exemplo da importância de dar amor. Hoje lanças o germe, joga-o na terra inculta e seca e todos os dias rega-a  para que ela se reproduza, cresça e dê lindas flores para enfeitar a vida e dar alegria às pessoas.
Se ela não vingar, por ter caído entre pedras, ou em ambiente árido, não te desesperes: tenha a certeza de que seu exemplo de humildade ao lançá-la sem presunção, será visto  e admirado.
Porque aquele que cultiva  amor, com amor será recompensado. Aquele que ensina a amar, por todos será amado. Aquele que age com simplicidade por todos será entendido.
Não creias que tua missão é fácil, ela é uma das mais difíceis tarefas que existem na face da terra. Por vezes terás medo de não conseguir lançar a semente, por outras, muitos obstáculos deverão ser transpostos para que possas semear.
Procure conhecer o solo em que trabalhas, sem contudo discriminar este ou aquele chão: na tua função de mestre e ao mesmo tempo aprendiz; se julgas, muitas vezes poderás errar sendo surpreendido com uma bela flor que nasce em campo  estéril e infértil. Na tua profissão de preparador de solo é teu dever cuidar dele adubando-o e regando-o até que se torne apropriado para o plantio, bem como é tua missão saber que todo o chão pode produzir diferentes tipos de flores, desde que não descuides dele.
Não demonstres preferências ou apego a determinado solo, semeia em todos eles para que obtenhas um vasto jardim florido.
Não reclames das dificuldades e das adversidades, se há muitas pedras no teu caminho, procure retirá-las com paciência e determinação; se a semente cai entre a vegetação impiedosa que tenta sufocá-la e impedir que nasça, ajuda-a para que respire e cresça, assim como é teu dever separar a boa semente da erva daninha que nunca deve ser lançada devendo ser arrancada quando necessário, se nascer entre as flores.
E nunca se esqueça:
O bom ensinamento transforma, lapida, fortalece. O bom exemplo será seguido e multiplicado. O altruísmo da tua ação salvará a Terra e todos os homens que nela vivem...


7 comentários:

  1. OI CRIS,

    OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO, E PARABÉNS PARA VOCÊ TAMBÉM, POIS UMA VEZ PROFESSOR, SEMPRE PROFESSOR, NÃO IMPORTA SE TEMOS OUTRA ATIVIDADE OU NÃO, SE ESTAMOS NA ATIVA OU NÃO.

    CURTI MUITO SUA POSTAGEM, MAS O QUE FICOU MESMO NA MINHA CABEÇA, E O SEU COMENTÁRIO SOBRE O BLOG QUE VOCÊ SEGUIA, E NUNCA MAIS TEVE POSTAGEM NELE, O QUE SERÁ QUE ACONTECEU?

    FICA UMA PERGUNTA NA CABEÇA, QUE ATÉ PODEMOS TECER ALGUMA POSSIBILIDADE, QUE LÁ NO FUNDO PODEMOS ATÉ SABER, MAS, PREFIRIMOS ACREDITAR EM COISA MAIS AGRADÁVEL, CONTUDO, A VIDA É ASSIM MESMO, NÉ?

    COISA MALUCA ESTAR AQUI NUM MOMENTO, E DE REPENTE, O QUE NOS É IMPORTANTE, DE UMA HORA PARA OUTRA DEIXA DE SER E DE TER CONTINUIDADE TB.

    UM ABRAÇÃO E UM SÁBADO ÓTIMO PARA VC.

    FÁBIO LUÍS STOER

    ResponderExcluir
  2. Olá Cristina,
    Parabéns pelo dia do professor! Penso que cá em Portugal, não assinalámos o dia de ontem como dia do professor, pelo menos, não ouvi nada a respeito. Parabéns também pelo seu lindo e interessante texto! Vê-se que a Cristina deve ter sido uma muito boa professora, amiga dos seus alunos e inspiradora de grandes atitudes! Ser professor é uma profissão bem dura. Cà em Portugal, para além das dificuldades de terem que lidar com jovens e adolescentes cada vez mais insolentes e preguiçosos, ainda há o grande problema das colocações. Todos os anos lectivos, muitos professores são colocados longissimo de casa, ou aceitam e mudam para essas zonas largando a família durante todo a semana, ou se recusam a ir e ficam sem colocação. Muitos outros simplesmente nem são colocados e têm que ficar um ano no desemprego.É difícil e desumano! Eu acho que só aguenta quem tem mesmo muito amor pela arte de ensinar! Eu tive óptimos professores e professoras durante a minha vida de estudante. Uns ficaram-me no coração até hoje e gostava muito de os rever. Que pena que depois se perdem os contactos entre professores e alunos. A Cristina ainda fala com alguns dos seus alunos e sabe o que foi feito deles? Ficou-lhe algum especialmente gravado na alma? Ficou amiga de algum pela vida fora?
    Uma das minhas melhores amigas,foi a professora do jardim infantil da minha filha. Não nos deixámos mais de encontrar e ela continua a preocupar-se com a minha pequena, como se ainda fosse professora dela!
    Beijinhos,
    Glória

    ResponderExcluir
  3. Olá Cristina,
    O dia do professor, estive a procurar agora, aqui em Portugal foi comemorado no dia 5 de Outubro. No mesmo dia em que comemoramos o aniversário da Implantação da República e a queda da Monarquia, este ano a República fez 100 anos. Isto faz-me lembrar que o nosso governo gastou milhares e milhares de euros nas comemorações, ao mesmo tempo que exigia esforço e poupanças ao povo, cortava nos salários e aumentava os impostos!!! Fiquei tão indignada quando na televisão divulgaram os gastos nos festejos! Quando todo o Portugal está a sofrer para pagar a crise, principalmente nós, os mais pobres, o próprio governo que devia dar o exemplo, esbanja dinheiro como se nada fosse! Que raiva!
    Mas voltando ao nosso assunto, algumas professoras minhas, principalmente já no secundário, também faziam projectos parecidos com os que a Cristina fazia. A minha professora de francês do 10º e 11ºanos, por exemplo, tinha sempre ideias muito boas e inovadoras. Eu lembro-me que ela nos dizia para participarmos todos, não só para tirarmos boas notas, mas porque um dia, no futuro, quem não tivesse participado, iria sentir muita pena! E tinha razão! Eu sempre fui muito "bicho do mato" e sempre que podia, esquivava-me de fazer coisas que eu achava que eram "ridículas", mas bem que hoje gostaria de ter feito e experimentado mais, enquanto podia. Paciência...
    Quanto à questão da segurança, por aqui, também já não estamos tão bem quanto estávamos há uns tempos. Mas ainda estamos mais ou menos seguros. Aqui, onde moro, ainda deixamos as portas abertas e as janelas, quando vamos á rua. Quase ninguém fecha os portões, os carros ficam do lado de fora. Se bem que já há assaltos de vez em quando, e aparecem pessoas de fora que roubam por esticão, entram nos quintais e tiram bilhas de gás, etc. Nas cidades, as coisas são muito piores! Há assaltos nas horas mais mortas da noite, nos sítios mais desertos não é aconselhável andar, mesmo nos comboios mais vazios, também é perigoso... Os carros são roubados, vandalizados, o comércio também é muito atacado pelos ladrões, bombas de gasolina, ourivesarias, farmácias... Mas acho que em comparação com outros países, ainda estamos mais ou menos seguros. O Brasil, de facto, por cá, tem fama de ser um país muito pouco seguro. Mesmo os brasileiros que vivem cá, contam histórias incríveis de como as pessoas são roubadas e mortas. Mas também é natural que haja essa diferença. Afinal o Brasil é um gigante em tamanho e população, comparado com Portugal. É natural que tudo aí seja em maior número.
    Nós ainda estamos no horário de Verão. Só no último Domingo deste mês, é que a hora vai atrasar 60 minutos e entra o chamado horário de Inverno. Não sabia que vocês aí também mudavam a hora, pensei que fosse uma mania só na Europa. Não me lembro se em Moçambique, nós mudávamos a hora, mas parece-me que não.
    As fritadeiras são mesmo horríveis de lavar e limpar! Cheguei a ter uma eléctrica,toda moderna, mas desisti! Por muito que esfregasse e lavasse, estava sempre peganhenta e gordurosa. É muito mais fácil lavar a frigideira simples, que se põe em baixo da torneira e pronto! Mas claro, que as fritadeiras comerciais não podem ser substituídas por frigideiras à moda antiga.
    Beijinhos. São quase horas do jantar. O Domingo é sempre um dia de muito trabalho para mim. Ficam todos em casa a dar trabalho, puf!
    Tchau,
    Glória

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris!

    Ai, parabéns atrasado pelo seu dia!
    Obrigado pela visitinha e quando for à Minas, me avise, ok?

    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cris. Obrigado pela visita ao meu blog (palavrórios). Embora não seja professor, excelente e justa homenagem aos queridos mestres. O que seria de nós sem eles? Estou cursando minha segunda faculdade e ainda fico estarrecido com a capacidade de alguns professores de elevar nosso espírito às alturas com "meras" palavras soltas no ar. Parabéns a você também por esse dia especial.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tia, parabéns pelo dia do Professor. Uma vez teacher sempre teacher! rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. OI CRIS,

    COMO VAI VOCÊ, QUERIDA AMIGA BLOGUEIRA, ESPERO QUE JÁ ESTEJA COMPLETAMENTE REESTABELECIDA.

    TENHO QUE TE DIZER UMA COISA QUE JÁ DEVERIA TER DITO, ESCRITO......RS, MUITO TEMPO, E EU DEVO AGORA, FAZER ISTO.
    SABE, EU CURTO DEMAIS O SEU JEITO DE FALAR, VOCÊ FALA DE UMA FORMA TÃO SINGELA, TÃO PRESENTE, TÃO AGRADÁVEL, QUE ME DEIXA ATÉ MEIO ENVERGONHADO, POIS MINHA PROPOSTA SEMPRE FOI FAZER JUSTAMENTE ISSO, E COM A NATURALIDADE COM A QUAL VOCÊ FAZ.
    ESPERO UM DIA, PODER SER PARECIDO, MELHOR DIZENDO, ESCREVER DE FORMA PARECIDA, COM A SUA, CLARO COM MINHAS VERDADES MEUS PONTOS DE VISTA, MAS COM ESTE SEU ESTILO, DE QUEM REALMENTE SABE POR TER VIVIDO, E FALA DO QUE SABE.
    UM BEIJÃO PRÁ VC.

    UM DIA SHOW DE BOLA

    FÁBIO LUÍS STOER

    ResponderExcluir

Será um imenso prazer poder compartilhar a sua gentil opinião sobre o assunto tratado. É através da discussão saudável que a real democracia e liberdade de pensamento podem ser concretizadas.