quinta-feira, 11 de julho de 2013

O mundo gira sem parar... O tempo passa rapidamente... Milhares de relacionamentos cotidianos em segundos já estão distantes. O prazer do reencontro depois de vários anos é imensurável.






Reencontrar é reaver emoções perdidas


Residi por quinze anos na cidade de Rio Claro, estado de São Paulo. Belos tempos, onde ainda jovem acompanhei o desenvolvimento infantil e intelectual de meus filhos. Foram anos de labuta tentando formar amor pela leitura e pelos estudos, tarefa incansável de uma mãe, principalmente quando é professora como eu.
Nesta cidade, lecionei em três escolas públicas estaduais: Djiliah, EE Indaiá, mais tarde Carolina Augusta Seraphim e EE Profª Heloísa Lemenhe Marasca.
Na década de 90, comecei a trabalhar na Escola Indaiá. Ali conheci pessoas maravilhosas, alunos criativos e sensíveis. Apesar das dificuldades e agruras da Educação, desenvolvi projetos maravilhosos, apresentações importantes para o desenvolvimento psico-social de meus alunos.
É óbvio que não foram apenas flores que estiveram presentes nesta época de minha vida. Tristezas com perdas de vidas de alunos na flor da idade e funcionários já na idade madura ofuscaram o brilho  daqueles anos felizes.Muitas contrariedades se fizeram presentes através de atitudes pouco polidas e de reconhecimento pela qualidade do trabalho desenvolvido, mas o que importa realmente é o que ficou para meus alunos, a lição de vida passada, a participação coletiva em temas relevantes para a afirmação de sua cidadania. Nunca abandonei apesar de todas as dificuldades o meu estudo de música,  me formando já em tardia idade no conservatório da cidade no ano de 1993.
Com a reorganização exigida pela legislação da época, a escola já então com novo nome, Carolina Augusta Seraphim,  cuja patronesse foi professora do estabelecimento, teve a sua clientela dividida, pois o antigo curso primário não poderia estar mesclado com o Ensino Fundamental 2. Desta forma, os alunos de 5ª a 8ª séries foram deslocados para a escola Profª Heloísa Lemenhe Marasca. E algo de mágico aconteceu ali: apesar do preconceito e resistência  de alunos e professores no sentido de não aceitação da mudança da antiga escola, pouco a pouco o novo estabelecimento foi entrando pela alma de todos nós; possuía um  belo hino, o qual muitas vezes toquei ao teclado acompanhado do coro de vozes estudantis que homenageavam a pianista e compositora que emprestou seu nome àquela casa. E me lembro perfeitamente da primeira estrofe: “Esta escola que é afeto e alegria, traz um nome sorrindo na história. É de Heloísa Marasca a poesia que envolveu esta terra de glória.
Assim relembrando e às vezes tocando no piano de minha sala, hoje após doze longos anos, este hino me traz uma ponta de tristeza e saudade daqueles rostinhos felizes que enchiam de alegria as poucas salas de aula.
Nossa existência equipara-se a um livro onde escrevemos ano a ano, dia a dia as nossas histórias de vida. Muitas delas escritas com sacrifício e muito esforço no sentido de vencer a luta contra o relógio, a vida particular e profissional. Esforço sobre humano para vencer as perdas dos entes queridos levados para o infinito sem que nada possamos fazer... 
Mas a vida continua... O quanto cantamos “Ao mestre com carinho” ao som do violão, onde tentava passar o amor pelos mestres e o reconhecimento pelo seu caminho árduo e altruísta! Quanta tristeza, de repente ao ter que me despedir no meio do ano de 2000, sem terminar o que havia iniciado! Era a vida particular que pedia a renúncia ao sonho e início de nova etapa na vida.
E as lágrimas choradas com emoção por mim e todos os alunos no pátio da escola, na hora da despedida. Como esquecer a imensa festa que paralisou até as atividades do dia para a prestação de homenagens e despedidas a minha humilde pessoa, que não mensurava até aquele instante o quanto era amada e querida por todos...
Guardo até hoje com imenso carinho as lembrancinhas recebidas por todas as salas, nos ouvidos ainda repercutem os sons das melodias interpretadas pelos queridos discípulos: Amigos para sempre, Amigo e a tão ensinada: Ao mestre com carinho, em uníssono por todos agora dirigida a mim unicamente. Foram lágrimas de comoção, de amor ao trabalho e àqueles seres que apesar de muito jovens sabiam reconhecer a minha dedicação de educadora. Lembro-me ainda dos olhos vermelhos da aluna Marcela quando de mim se despediu, guardo ainda com o maior carinho a fita cassete da tele homenagem que ela me entregou onde  tudo foi registrado naquele dia triste de despedida.Também guardo na lembrança o rosto de Ana Amábile, cantando para mim e ainda tenho a fita de audio onde gravou com sua própria voz de ambos os lados a frase: "Eu te amo". Saiba que eu te amo também, minha querida.
Muitos anos se passaram, entretanto não há como esquecer tamanha comoção e troca de carinho. Nunca mais depois da mudança para a cidade de São Paulo, encontrei ou tive notícias desses alunos e professores da escola onde mais amei lecionar. A despeito de me aposentar  cinco anos depois na escola EE Maria José, na capital, já me senti aposentada naquele exato momento onde deixei a escola Heloísa Lemenhe Marasca onde aprendi a amar e fui amada.
Há dois dias atrás, tive uma surpresa maravilhosa, uma aluna desta escola me encontrou pelo Facebook e trocamos mensagens e após ela mais outros três também me procuraram e pude vê-los já casados, com suas famílias lutando pela sua sobrevivência como eu também lutei...
Como me emocionei com tudo isto...A semente que um dia lancei germinou, cresceu e reproduziu lindos frutos...E o sabor do reencontro mesmo que virtual é inexplicável. Traz o sabor da saudade num misto de nostalgia e alegria de saber que o amor é ainda o maior sentimento que pode existir e mudar o mundo...


   









7 comentários:

  1. Pode ter toda certeza do mundo que essa turminha é mto grata por tudo que vc fez por nós e digo mais, se hj vc (Vanucci) se emociona a ver "seus meninos" e "suas meninas" com familia, "na luta" saiba que tem uma graaaande participação SUA !!!!

    Muito obrigado (é pouco)

    Bjosss Saudades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido, nem sei como agradecer tanto carinho e reconhecimento... Por isso digo sempre, vcs são pessoas especiais cuja convivência tive o prazer de compartilhar...E também aprender muitas lições de vida com vocês a quem desejo toda a sorte do mundo!!! Obrigada!

      Excluir
  2. Bom... boa parte o Hendrigo disse. TODOS sentimos a falta não só da Sra. como todos os professores, pois sem seus ensinamentos não seriamos nada. Se temos um emprego, família e principalmente dignidade, caráter e educação devemos isso aos nossos mestres.

    Lembro de quando cantamos "Ao mestre com carinho" no momento que a Sra. entrou na sala e começou a chorar. Saudades daquele tempo gostoso que não volta...

    SENTIMOS MUITO SUA FALTA.

    A nossa mestra com carinho Igor.

    ResponderExcluir
  3. Queridos, nem sei como agradecer tanto carinho e reconhecimento... Por isso digo sempre, vcs são pessoas especiais cuja convivência tive o prazer de compartilhar...E também aprender muitas lições de vida com vocês a quem desejo toda a sorte do mundo!!! Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. No dia em que todas as pessoas amarem umas as outras sem interesse algum como foi o nosso caso, o de professor e aluno, com certeza o mundo será bem melhor...Um grande abraço e obrigada pelo elogio.

    ResponderExcluir
  5. Emocionante... No começo da quinta serie não entendia o pq da professora pegar tanto no meu pé , era a primeira redação minha e tirei nota E ,chamou minha mãe na escola e tudo ,fiquei admito com raiva no inicio ,mas depois fui gostando daquela "furiosa" (desculpa era assim que pensava ) professora ,foram 4 anos .
    Lembro até hoje da imagem da caravela que tinha fazer a descrição ,esta que me deu na quinta a nota E e nota A na oitava serie. Infelizmente só fui entender muito tarde esta dedicação ,mandei cartões de natal vários anos e sempre fui correspondida ,até que o correio me devolveu um ,perdemos o contato . Finalmente depois de muitos anos consegui novamente encontrar minha querida professora ,tenho certeza que todos os alunos sempre te amaram como eu .
    Obrigada por fazer parte da minha vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida por saber reconhecer, poucos tem essa atitude tão valiosa! Que Deus te abençoe, sempre!

      Excluir

Será um imenso prazer poder compartilhar a sua gentil opinião sobre o assunto tratado. É através da discussão saudável que a real democracia e liberdade de pensamento podem ser concretizadas.