quinta-feira, 20 de outubro de 2016


a chuva, hoje, trouxe à memória um episódio ocorrido na minha infância...




O rei das capas







De saída daquele inferno que é a Rua 25 de março, apesar da vantagem de ser um local que oferece preços mais acessíveis ao consumidor, (principalmente se for professor de escola pública como eu e que adora criar fantasias para peças teatrais), meus olhos se detiveram por um momento através da grande janela do ônibus num letreiro de loja que dizia “O rei das Capas”.
Rapidamente penetrei o olhar para o interior do estabelecimento para tomar ciência sobre que capas eram essas. Há muitas delas: para celular, computador, para máquinas de lavar roupas... Certifiquei-me que eram capas de chuva e havia de várias cores, embaladas em saquinhos que tomavam conta de todo o ambiente.
Imediatamente vieram-me à cabeça, cenas da minha infância envolvendo esta questão. 
Vínhamos com relativa frequência a São Paulo, embora não morasse nesta cidade como hoje, e o motivo não era apenas visitas a parentes, porém, tratamento médico, coisa não muito agradável.
Naquela época, a capital fazia jus a sua alcunha de “Terra da Garoa”, pois uma aguinha fina e fria se fazia presente a todo tempo, a chamada “chuva para molhar trouxa” e andando pela cidade, meu pai entrara em uma loja destas, não me recordo aonde, (vai muito longe este tempo) e adquirira uma, argumentando que não podia me molhar daquela forma, precisava de uma proteção.
O que não me esqueci e nunca esquecerei é de que esta capa era de um azul bastante forte e era aberta na frente trazendo botões transparentes.
Amei aquele presente! Como me senti importante usando-a e quando chovia, já na cidade de Araçatuba onde morava, fazia questão de exibi-la com orgulho como se fosse a peça mais maravilhosa do planeta.
É linda a ilusão infantil! Como nos envolve de uma magia que transforma as coisas mais simples em verdadeiros tesouros!
E foi ele, meu amado pai quem me presenteara com este mimo, sabe-se lá fazendo que sacrifício para que eu me protegesse... Naquela época não era fácil comprar como hoje, não havia tanta oferta de produtos como os “made in China” que apesar de malvistos, resolvem os problemas dos menos favorecidos.
O que observo hoje, com os olhos de adulto é a textura das mercadorias oferecidas antes, ao consumidor: de excelente qualidade e talhe bem feito! Uma simples capa de chuva conseguia ser bonita e elegante, tão durável que me acompanhara em boa parte da minha infância,  ao contrário dos dias atuais, em que elas mais se assemelham a um grande saco plástico feito sem cuidado algum, sem botão, sem nada,  produzidas  aos milhões e que duram uma fração de segundo...
Remoendo essas memórias que o tempo não conseguiu apagar, sinto saudades daqueles tempos, onde a família tinha seu verdadeiro valor, os sentimentos eram sinceros e duradouros como a capa de chuva que ganhei. Se possível fosse, resgataria todos aqueles tesouros,  traria de volta tudo o que já perdi com o passar dos anos...








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será um imenso prazer poder compartilhar a sua gentil opinião sobre o assunto tratado. É através da discussão saudável que a real democracia e liberdade de pensamento podem ser concretizadas.