sábado, 6 de novembro de 2010

É impossível deixar de lembrar...

Amigos, mais uma semana que passa voando, fugindo do mês de novembro, nos aproximando de mais um Natal e do término do ano que evaporou tão rápido como fumaça levada pelo vento. As tristezas de um finados mesmo com todo o vigor do dia ensolarado se foram agora ,e novas preocupações nos trazem de volta ao mundo dos vivos onde a agitação, contradições, contratempos, encontros e desencontros nos preenchem  a vida. Sabemos que o presente agora é o que mais importa, o futuro é incerto e o passado...bem, já se foi, mas como esquecê-lo?
Ao lembrar a imagem de uma melodia escrita em um pentagrama...São cinco linhas...E a clave? Se for de sol, temos as notas sol,sol, mi, sol, ré em sons médios...Se for clave de fá, teremos sons mais graves de si,si, sol,si, fá....
Tudo isto para dizer que...
Quando ouvimos aquela música de um passado não tão distante, para dizer a verdade muito próximo, tão próximo que podemos quase tocá-lo, sentir seu cheiro de perfume, sua cor rosa a enfeitar nossas tardes, podemos passar horas a ouvi-la martelando em nossa cabeça, nos transportando para a época mais feliz de nossa existência.
Aqueles dias e noites magníficas, bem vividas, cheias de emoções e tão cheias de vida!
Tardes ao sabor do vento, o jogo de bola com os amigos, o domingo na piscina, a noite diante da tela de um cinema acompanhada da mais doce companhia.
Quantos sonhos, quantos planos! Se foram realizados ou não, pouco importa, o que conta é que fizeram parte de vidas levadas sem planejamento, sem premeditações, embaladas por batidas fortes do relógio do coração.
E quer coisa mais natural e sadia do que viver por conta do destino, com os encantos da juventude e as loucuras da adolescência?
Por vezes, a alma invadida por uma euforia incontrolável levando a acreditar em tudo e em todos,achando o mundo maravilhoso, sentindo o amor vibrando forte como as ondas do mar a arrebentarem no rochedo...
Outras vezes com o rosto molhado por lágrimas de incerteza, de desespero, sentindo a dor rasgando o peito invadido pelo ciúme e pelo desamor.
Quantas  vezes estremecendo por um toque apenas; momentos mágicos, inexplicáveis de amores ingênuos, platônicos e eternos! Amores apenas sentidos, às vezes à distância e que, no entanto, marcaram para sempre...
Tempos inesquecíveis, onde as  proibições eram  responsáveis por tanta magia e desejo de desobedecer! As mentiras inventadas para conseguir escapar, os encontros furtivos cheios de aventura e emoção...
O céu era mais belo, as noites mais estreladas  convidavam a amar e a sonhar! A vida se apresentando como um romance bonito onde éramos os personagens principais...
A vontade de viver no vigor da juventude, ao ritmo da música mais alegre e contagiante, muitas vezes de um romantismo sem par, ouvidas na solidão de um quarto, nos transformando em príncipes e princesas através imaginação que nos arrastava a lugares dantes nunca visitados, sempre acompanhados pela presença de um grande amor.
Quem vive do passado é um ultrapassado, muitos dizem, viva o presente! Mas somos o que somos pelo que fomos, se felizes porque lá nos realizamos, se infelizes porque lá não conseguimos obter a tão sonhada realização, mas mesmo assim, sabemos que a felicidade plena jamais existirá, alguém já disse uma vez: "o que existe na vida são momentos felizes".
Guardemos, portanto, os nossos momentos de felicidade no fundo de nosso coração e nos lembremos deles com carinho e estaremos realizados.
O tempo na realidade não existe, o que existe é aquilo que vivemos que nos faz sentir emoções, que nos faz vibrar, que faz com que o nosso coração bata mais forte...
Ah! do que uma música é capaz!


4 comentários:

  1. Olá Cristina,
    Parabéns pelo seu lindo texto, repleto dos encantos da juventude! Há músicas que nos ficam na alma, não é? Daquelas que quando as voltamos a ouvir nos levam de novo para sítios antigos... Eu acho que cada um de nós tem uma banda sonora da sua própria vida. A banda sonora da nossa juventude é a que, se calhar, mais mexe connosco. Quando abrimos o coração para o mundo, no que ele tem de melhor, e de pior, também. A altura da vida em que temos de tomar decisões tão sérias, e nem sequer somos capazes de escolher a roupa para amanhã. Cá em Portugal, temos um cantor de música rock, Rui Veloso, que tem uma linda canção sobre a juventude, aonde ele diz que "a Primavera da vida é difícil de viver, tão depressa o sol brilha, como a seguir está a chover." É assim, como a Cristina tão bem diz no seu texto. A indecisão, a instabilidade, a tão grande delicia que é ser jovem...
    Beijinhos,
    Glória

    ResponderExcluir
  2. Olá, outra vez, Cristina
    Só agora vi o seu comentário no meu blogue. Magusto é o nome que se dá às festas do dia de São Martinho. No magusto, reúnem-se várias pessoas, assam-se castanhas, febras e bifanas. Bebe-se muito vinho novo e jeropiga, que é um vinho licoroso e doce. Conversa-se muito, ri-se e passa-se um bom bocado. Por quase todo o país, são organizados magustos nos bairros, nas colectividades, nas escolas, é engraçado. Também se cometem muitos exageros com a bebida, claro. Nós, cá em casa, nunca bebemos bebidas alcoólicas, porque o meu marido não pode, mas divertimo-nos a ver os outros beberem. Nós só comemos e ficamos pela Coca-Cola e sumos.
    Eu vi o comentário da Iolanda, não sabia que era a sua cunhada. Mas não sei como lhe responder, porque ela não tem "perfil público", ou seja, pelo que eu entendi, ela pode mandar mensagens, mas eu não consigo responder. Acho que vou pôr um comentário no meu blogue, a seguir ao comentário que ela me enviou. Pode ser que ela leia, não é?
    Agora é que vou mesmo embora. Beijinhos,
    Glória

    ResponderExcluir
  3. Olá Cristina, bom dia
    Obrigada por me enviar o email da sua cunhada. Vou mesmo enviar-lhe uma mensagem.
    É verdade, aprendemos ambas muito, uma com a outra, sobre os nossos países. Que tal está a ser o principio da vossa nova presidente? Pelo que ouvi nas noticias, quer-me parecer, e a Cristina me dirá se estou errada, que o Presidente da República, aì no Brasil, tem mesmo um certo peso e importância. Cá em Portugal, quem manda realmente é o Governo e a Assembleia da República.Se o Governo tiver maioria absoluta na Assembleia, então tem a vida garantida e pode legislar à vontade, se não tiver maioria absoluta, como é o caso do governo actual, tem que passar a vida a negociar com os outros partidos para fazer aprovar as suas propostas. O Presidente é mais como uma figura quase decorativa, que vai ao estrangeiro representar o País, e pouco mais. Eu costumo comparar o presidente da República aos Reis das monarquias actuais. É por isso, que por cá, os Presidentes são quase sempre reeleitos, assim como assim, também não podem fazer nada...
    Hoje está um tempo miserável. Chove muito, está tudo escuro lá fora, e ainda por cima faz muito vento. Começou o tempo da humidade a escorrer pelas paredes das casas, e das roupas não enxugarem, tem que ser tudo no secador eléctrico. Os dias tinham andado muito bons, os mais antigos dizem que é o Verão de São Martinho. Vem sempre uns dias de bom tempo, por altura do São Martinho. Mas este ano, não aguentou até lá.
    Beijinhos,
    Glória

    ResponderExcluir
  4. É verdade. Do que uma música é capaz...

    ResponderExcluir

Será um imenso prazer poder compartilhar a sua gentil opinião sobre o assunto tratado. É através da discussão saudável que a real democracia e liberdade de pensamento podem ser concretizadas.